Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Política

Operações da PRF não impediram eleitores de votar, diz Alexandre de Moraes

Ele reiterou ainda que as votações terminam às 17h, como previsto anteriormente

Operações da PRF não impediram eleitores de votar, diz Alexandre de Moraes

(Foto: Agência Brasil)

BRASÍLIA – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou que as operações em transporte público de eleitores feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste domingo (30) não impediram eleitores de chegarem aos seus locais de votação.

Ele reiterou ainda que as votações terminam às 17h, como previsto anteriormente. A declaração foi dada em coletiva de imprensa, após o próprio ministro solicitar que os diretores-gerais das corporações dessem explicações sobre as operações realizadas nos últimos dias.

“As operações, e foram inúmeras, foram, segundo o diretor-geral da PRF, que veio ao TSE explicar a questão, realizadas com base no código de trânsito brasileiro, ou seja, um ônibus com pneu careca, por exemplo, era abordado. Isso retardou a chegada dos eleitores aos seus pontos eleitorais, mas em nenhum caso impediu os eleitores de chegarem aos destinos”, disse o ministro.

Leia mais: Moraes proíbe operações da PF e PRF em transporte público

“Segundo o diretor (da PRF), foi essa questão de interpretação, foram somente feitas intervenções em veículos sem condições de transitar, mas em nenhum momento esses ônibus retornaram à origem, mas seguiram ao destino final”, disse Moraes.

De acordo com o presidente do TSE, tanto informações da PRF quanto dos tribunais regionais eleitorais e dos próprios eleitores indicam que nenhuma pessoa ficou impedida de votar: “Nenhum eleitor disse que deixou de votar, que voltou à origem. Então não houve prejuízo aos eleitores”, afirmou.