Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Eleições 2020

Orientação do TSE vai proibir voto de eleitores sem máscara; confira

Além da obrigatoriedade do uso de máscara, pessoas que tiverem febre ou covid-19 nos 14 dias antes das eleições não devem comparecer ao pleito

Orientação do TSE vai proibir voto de eleitores sem máscara; confira

Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Eleitores que forem às eleições municipais deste ano sem máscara serão proibidos de votar. Essa foi uma das orientações apresentadas nesta terça-feira (08) pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. O Tribunal divulgou o plano de medidas sanitárias que será adotado no pleito para evitar contaminações de covid-19.

“Estamos tomando todas as precauções. Segurança absoluta, só se não tiver eleição. Mas essa não é uma opção considerada nem pelo TSE nem pelo Congresso. Minimizamos o risco. Não diria a leviandade de dizer que vai ser risco zero, mas baixamos o risco ao mínimo possível”, declarou Barroso.

Antes das medidas anunciadas nesta terça-feira (08), as datas das eleições já haviam sido adiadas: o 1º turno passou de 4 de outubro para 15 de novembro e o 2º, de 25 de outubro para 29 de novembro.

Leia mais: TSE libera fichas-sujas de 2012 para participar das eleições deste ano

Pesquisa PoderData, realizada de 31 de agosto a 2 de setembro, mostra que, mesmo com o adiamento, quase metade (49%) dos brasileiros acha arriscado ir votar presencialmente por causa da pandemia.

Orientação para votar

Além da obrigatoriedade do uso de máscara, pessoas que tiverem febre ou covid-19 nos 14 dias antes das eleições não devem comparecer ao pleito. Poderão justificar a ausência depois. Quem não estiver na cidade onde vota, poderá justificar a ausência por meio de aplicativo de celular no dia da votação.

A temperatura dos eleitores não será medida antes da entrada nos locais de votação, por causa do custo dessa medida e também para evitar aglomerações. Eleitores e mesários, que estarão de máscara também, não terão contato físico. Os documentos serão apresentados 1 metro de distância, sem manuseio do mesário, que lerá o nome do eleitor para confirmar suas informações.

O TSE também orienta que os eleitores levem canetas –haverá canetas nos locais, mas a preferência é que cada pessoa leve a sua. Álcool em gel deverá ser usado antes e depois da do voto e também ao assinar o caderno da votação. A urna não será higienizada. Comprovante de voto deverá ser solicitado só por aqueles que precisarem.

A duração da eleição também foi estendida por uma hora. A votação iniciará às 7h, em vez das 8h, e irá até às 17h. Das 7h às 10h, a prioridade dos votos será de idosos, que integram o grupo de risco da covid-19.

Haverá marcas de distanciamento nas filas para votar, que devem ser respeitadas para manter um metro de afastamento entre cada eleitor. Eis o novo calendário:

 

(*) Com informações do Poder360