Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Mundo

Papa manda mensagem ao Brasil e ora à Nossa Senhora

O discurso foi realizado na praça de São Pedro na manhã desta quarta-feira

Papa manda mensagem ao Brasil e ora à Nossa Senhora

Papa Francisco (Foto: Reprodução/ Instagram/ Franciscus)

Vaticano- O chefe da Igreja Católica dirigiu uma palavra ao Brasil durante a tradicional audiência geral na Praça São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (26). Papa Francisco cumprimentou os peregrinos de língua portuguesa presentes, inclusive soteropolitanos.

O Pontífice afirmou que pede à Nossa Senhora Aparecida que livre os brasileiros do ódio. A declaração foi dada durante a tradicional saudação que faz, em vários idiomas, a peregrinos presentes no encontro.

O papa Francisco disse: “Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência”.

Francisco não falou diretamente sobre as eleições no Brasil, porém, ciente do que acontece no país recentemente, e com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ele alertou sobre o aumento da intolerância.

No último dia 12 de outubro, bolsonaristas interromperem a missa com alegação de que os religiosos pedem votos ou defendem temas que julgam serem alinhados à esquerda. Durante as comemorações pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, o Santuário de Aparecida foi tomado por apoiadores do presidente atrapalhando a ordem das missas.

Um dos padres que conduzia a eucaristia chegou a dizer: “Hoje não é dia de pedir voto; é dia de pedir bênção”. Durante toda a campanha eleitoral, lideranças religiosas têm sido alvos de episódios violentos motivados por convicções políticas.

Ainda durante discurso, o Papa Francisco citou, ainda, a beatificação de Benigna Cardoso da Silva, na cidade de Crato no Ceará, saudando a jovem por seus bons exemplos e generosidade. Benigna morreu aos 13 anos de idade ao se defender de um abuso, ela era uma jovem católica bastante conhecida na região.

Leia mais: Arcebispo de Aparecida alfineta Bolsonaro: ‘ou somos evangélicos ou somos católicos’

O segundo turno das eleições acontece neste domingo, 30 de outubro, onde os brasileiros vão escolher 12 governadores e o presidente da República.