Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Política

Parlamentares democratas pedem a Biden que revogue visto de Bolsonaro

Eles insistem que Biden 'colabore com as autoridades brasileiras' após o ataque às sedes dos Três Poderes, em Brasília

Parlamentares democratas pedem a Biden que revogue visto de Bolsonaro

(Foto: Divulgação/ Itamaraty)

Um grupo de parlamentares democratas dos Estados Unidos enviou uma carta com o pedido de anulação do visto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o presidente norte-americano Joe Biden. Eles insistem que Biden “colabore com as autoridades brasileiras” na investigação dos atos terroristas do dia 8 de janeiro.

A carta conta com a assinatura dos 46 parlamentares do partido, no qual Joe Biden também faz parte. O presidente dos EUA condenou o ataque aos Três Poderes e prestou solidariedade ao Brasil.

Bolsonaro está em Orlando, na Flórida, desde 30 de dezembro. Ele saiu do país antes de passar a faixa presidencial para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Nós entendemos que, desde que o sr. Bolsonaro entrou nos Estados Unidos quando ainda era o presidente do Brasil, ele pode ter feito isso com o visto A-1, que é reservado a indivíduos ou diplomatas em visitas oficiais. Nós requisitamos que você reavalie o status dele no país para garantir que haja base legal para sua estadia e revogue qualquer tipo de visto diplomático que ele possa ter”, diz a carta.

No documentos eles citam que o ”ataque à democracia” foi semelhante à invasão do Capitólo, nos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2020.

Entre os deputados que assinaram a carta, estão os democratas Joaquin Castro, do Texas, Gregory Meeks, de Nova York, Ruben Gallego, do Arizona, Chuy Garcia, de Illinois e Susan Wild, da Pensilvânia.

LEIA MAIS: