Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Parlamentares do AM ligam para Paulo Guedes e pedem revogação do decreto do IPI

Durante a reunião, o senador Omar Aziz ligou para Paulo Guedes, que se comprometeu a receber as demandas dos parlamentares do AM

Parlamentares do AM ligam para Paulo Guedes e pedem revogação do decreto do IPI

MANAUS, AM – Com mais de 50% da bancada amazonense federal reunida para avaliar os impactos da redução de 25% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e que pode causar prejuízos drásticos a arrecadação do estado, neste sábado (26), na casa do senador Omar Aziz (PSD).

Os parlamentares emitiram uma nota à sociedade amazonense na ocasião, além de pedir, ainda, ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a revogação do decreto publicado na noite dessa sexta-feira (25), no Diário Oficial da União.

“Como brasileiros e amazonenses temos o dever de destacar que a forma de implementação deste Decreto embute um impacto danoso, de enorme profundidade à competitividade do Polo Industrial de Manaus, ferindo de morte os mais de 400 mil postos de trabalho aqui gerados, direta e indiretamente. Uma catástrofe para a economia do Estado.”

O decreto de redução do IPI causou euforia nos amazonenses, visto que a medida restringe a livre concorrência, pode causar a retirada de indústrias da capital amazonense para outros estados e mesmo fora do país, além de causar desemprego.

Leia mais: Bolsonaro comemora redução do IPI; economistas falam sobre impactos na ZFM

Na reunião, compareceram os deputados federais Marcelo Ramos e Sidney Leite (PSD); Silas Câmara (Republicanos); delegado Pablo (PSL) e Bosco Saraiva (Solidariedade), além do ex-superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), ex-secretário de Planejamento e auditor fiscal da Sefaz aposentado Thomaz Nogueira.

Após uma ligação ao ministro da Economia, feita pelo senador Omar, Paulo Guedes informou que vai avaliar a proposta dos parlamentares amazonenses.

Nas redes sociais, logo após o termino da reunião, o delegado Péricles afirmou que sua posição é de evitar qualquer dano à Zona Franca e aos empregos gerados pelo Polo Industrial de Manaus (PIM), e reafirmou que o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL tem um compromisso com o Estado.

“O momento é de encontrar soluções, é preciso que todos os representantes do nosso Estado se unam para que tentemos, junto ao Presidente da República e ao Ministro da Economia, para que voltem atrás dessa decisão que poderá deixar o Amazonas no verdadeiro colapso, disse Pablo.

Bosco Saraiva disse que não vão desistir da derrubada do decreto: “Não iremos nos acovardar nessa luta.
Estamos ao lado do trabalhador amazonense!”, escreveu ele nas redes sociais.

Confira a nota dos parlamentares da bancada amazonense, na íntegra: