Manaus, 23 de março de 2025
×
Manaus, 23 de março de 2025

Cidades

Parte da orla de Parintins desaba novamente e expõe falhas em obras públicas

Pelas imagens, pode se observar infiltrações e rachaduras no muro de arrimo e até no asfalto, causando aflição nos moradores.

Parte da orla de Parintins desaba novamente e expõe falhas em obras públicas

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Parintins (AM) – Parte da orla do município de Parintins desabou nesta quinta-feira (6) após as águas do rio Amazonas baterem com força no muro de arrimo da Ilha Tupinambarana. O fenômeno, conhecido como “terras caídas”, assustou os moradores.

Nas redes sociais, a ex-vereadora e ex-candidata a prefeita da cidade, Brena Dianná (UB), publicou um vídeo mostrando a situação da orla e aproveitou para criticar a gestão do prefeito Mateus Assayag (PSD).

“Essa cena parece ser uma lembrança do passado, mas não é. É uma obra nova, inaugurada há menos de um ano e olha só a qualidade. A cidade queria progresso, mas recebeu um presentão de grego. Tem gente que brinca com coisa séria e diz que foi a cobra-grande que se mexeu. Já o secretário, que foi só um cano que rachou. Um cano rachado fez isso tudo?”, questiona a ex-parlamentar.

Pelas imagens, pode se observar que o fenômeno deixou rachaduras até no asfalto, causando assim, aflição nos moradores.

 

“Um dos meus lugares preferidos de Parintins. Agora só de imaginar o risco que nós corríamos estando aí, centenas de pessoas… Meu Deus”, disse uma internauta.

Outros usuários das redes sociais levantaram suspeitas sobre a qualidade da obra, sugerindo que a entrega foi feita de forma apressada, sem os cuidados necessários.

“Tanta pressa pra entregar essa obra desse jeito, o resultado tá aí, e mais uma vez, quem sofre é a população parintinense”, disse.

Uma terceira pessoa destacou que problemas como esse não são novidade na cidade: “Isso não é a primeira e nem segunda vez que isso ocorre, mas sempre fazem isso mesmo só pra “maquiar” e enganar a população”.

“Medo de acontecer algo na época do festival quando centenas estão nessa área aproveitando os bares. E lógico, do cotidiano de Parintins, que pode também provocar uma tragédia com as pessoas que vivem na cidade o ano inteiro”, comentou uma internauta.

O incidente reacendeu o debate sobre a qualidade das obras públicas no município e a necessidade de fiscalização mais rigorosa para evitar riscos à população. Enquanto isso, os moradores aguardam respostas e soluções por parte das autoridades locais.

Buracos e perigo

Em 2020, o geógrafo amazonense Rildo Oliveira Marques divulgou informações sobre a existência de enormes buracos na orla de Parintins.

Esses buracos, com profundidade entre 85 e 98 metros, foram identificados em uma área que se estende desde a região do Bar Buteco do Verçosa, na Praça do Comunas, até a orla do bairro de Santa Clara.

A descoberta foi baseada em uma tese de mestrado defendida por Rildo em 2017, intitulada “Erosão nas margens do Rio Amazonas: o fenômeno das terras caídas e as implicações para a cidade de Parintins”.

O estudo alertou para os riscos de erosão acelerada causada pela dinâmica do rio Amazonas, que pode comprometer a estabilidade da orla e representar um perigo para a população local.

 

LEIA MAIS: