Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cenário

Paulo Guedes é obrigado a esclarecer ameaças contra ZFM: ‘deve explicações ao Amazonas’

O requerimento do deputado Zé Ricardo foi aprovado nesta quarta-feira (6), mas a data para que Guedes preste esclarecimentos ainda será decidida

Paulo Guedes é obrigado a esclarecer ameaças contra ZFM: ‘deve explicações ao Amazonas’

Foto: Reprodução

Manaus – Após a polêmica da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que afeta a Zona Franca de Manaus, o ministro da Economia, Paulo Guedes, agora será obrigado a comparecer a Câmara Federal para prestar esclarecimentos sobre as ameaças ao Polo Industrial de Manaus. O requerimento foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics), nesta quarta-feira (6).

O requerimento de autoria do deputado federal Zé Ricardo (PT), que também conta com a assinatura dos deputados Sidney Leite (PSD) e Bosco Saraiva (Solidariedade), tem como objetivo debater com Paulo Guedes sobre a redução do IPI para todo Brasil, e o motivo do governo federal não considerar as especificidades da ZFM.

Leia mais: Amom cobra uso do painel de R$ 630 mil e David Reis ignora: ‘foi investido dinheiro público’

Desde que o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou o decreto da redução, os políticos do Amazonas se uniram para tentar reverter a situação que colocava em risco a competitividade e geração de empregos da Zona Franca.

O deputado Zé Ricardo destacou que Paulo Guedes deve explicações aos amazonenses, uma vez que já havia sido convidado para prestar esclarecimentos na Comissão e não compareceu. Agora, com o requerimento aprovado, Guedes é obrigado a aparecer para explicar as ameaças.

Foto: Divulgação

“Já tínhamos aprovado um requerimento para convidá-lo, foi acertado com a vice-liderança do governo na Câmara na época, e ele não foi. Estava marcado para estar lá no dia 1º de junho e não foi. Isso já aconteceu no ano passado, na mesma Comissão que o ministro era convidado e não ia”, disse.

O deputado ainda ressaltou que a ida de Paulo Guedes é para explicar a redução e as ameaças à ZFM, uma vez que foram emitidos diversos decretos, sendo o último “o pior”. “O último decreto piorou a situação, porque tirou o incentivo do setor dos concentrados, também ampliou essa redução do IPI. Portanto, criou mais dificuldades ainda para manter a questão da vantagem comparativa das empresas de Manaus comparado as outras que poderiam se instalar em outros estados”, afirmou.

Leia mais: MP cita precariedade em Tabatinga e tenta impedir que prefeito pague R$ 700 mil por show de Safadão

“O ministro deve explicações ao povo do Amazonas. É importante ele prestar esses esclarecimentos sobre a Zona Franca e todas as medidas que estão afetando a vida do povo brasileiro, que está cada dia mais pobre, com o alto desemprego, a fome e a miséria”, disse.

Apesar da convocação, a data para Paulo Guedes prestar esclarecimentos ainda será definida. “Vamos questionar isso, essa política de desindustrialização, podemos assim dizer, até porque teve reduções de imposto de importação de uma série de produtos brasileiros, inclusive alguns produtos fabricados na Zona Franca de Manaus. Então é necessário que a gente questione essa política, que afeta a indústria do Brasil, em particular a Zona Franca”, comentou.