
Vereador Paulo Tyrone durante entrevista ao Programa Cenário Político (Foto: Celso Maia/AM1)
Manaus (AM) – O vereador Paulo Tyrone (PMB) defende que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar empréstimos à Prefeitura de Manaus teria mais chances de avançar na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com outro proponente além de Rodrigo Guedes (PP). Tyrone apontou que Guedes enfrenta alta rejeição entre os colegas parlamentares.
O vereador fez as declarações durante o Programa Cenário Político, do Portal AM1, nessa quarta-feira (9). Ele lembrou que Guedes mantém postura de oposição desde a legislatura passada, o que gerou atritos no plenário até o atual momento.
“Em alguns momentos, ele [Guedes] gera na CMM algumas inimizades. Tem embates acalorados e eu confesso que isso o atrapalha num momento como esse, de conseguir levantar as assinaturas para a CPI. Algumas pessoas têm ali alguma resistência à figura dele”, explicou Tyrone.
Assista a um trecho da entrevista:
Conflito recente
O exemplo mais recente ocorreu na terça-feira (8), quando Guedes e Aldenor Lima (UB) trocaram acusações nos corredores da Câmara. Aldenor recusou-se a assinar o pedido da CPI, alegando que Guedes seria investigado pela Polícia Federal (PF) por fake news.
Guedes negou as acusações e foi à PF requerer apuração sobre a divulgação de seu nome. Aldenor compareceu ao local com a deputada Joana Darc (UB), sua esposa, mas não apresentou provas da suposta investigação envolvendo Guedes.
No dia seguinte, o conflito escalou no plenário: Aldenor declarou que só não agrediria fisicamente Guedes porque o rival estava de oncinha [usando gravata de oncinha], e ele [Aldenor] não maltrata animais”. Ambos agora ameaçam entrar com pedidos de cassação mútua.
CPI em risco
O requerimento da CPI, que precisa de 14 assinaturas, perdeu apoio nesta quinta (10): o vereador Saimon Bessa (UB) retirou sua assinatura, reduzindo o total para 10.
LEIA MAIS:
- Vereador Saimon Bessa recua e retira assinatura da ‘CPI do Empréstimo’
- Com 11 adesões, CPI do Empréstimo está a três assinaturas de ‘sair do papel’
- Aldenor recua, cede à pressão de Guedes e anuncia que vai assinar ‘CPI do Empréstimo’
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.