Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Delegada alerta pais e responsáveis sobre conteúdos na internet

Polícia Civil do Amazonas tem apoio do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar na apuração de atos violentos no ambiente escolar

Delegada alerta pais e responsáveis sobre conteúdos na internet

Delegada Juliana Tuma, titular da Deaai: "Prevenção se inicia no seio familiar" (Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM)

Manaus (AM) – A delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) disse nesta sexta-feira (14), que a participação dos familiares é de extrema importância na prevenção de atos infracionais.

A Polícia Civil do Amazonas orienta pais e responsáveis sobre os cuidados quanto aos comportamentos e atitudes dos filhos em torno do ambiente escolar.

O alerta da delegada faz parte de uma série de medidas que estão sendo tomadas, pelas forças de Segurança, no combate a atos de terrorismo em instituições de ensino de Manaus.

“A prevenção de situações desta natureza se inicia no seio familiar. Os pais e responsáveis precisam estar vigilantes ao que seus filhos estão buscando na internet, ao que estão levando na mochila para a escola, com quem estão conversando, entre outras coisas. É necessário haver um monitoramento e um acompanhamento em torno destes adolescentes”, disse.

Palestras de prevenção

Conforme a titular, a prevenção de atos infracionais, dentro do ambiente escolar, já é uma preocupação da PC-AM, na medida em que tem feito palestras em colégios, por meio da Deaai, da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc) e da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

“As palestras servem para levar aos estudantes, docentes e gestores algumas informações e orientações, como forma de conscientizá-los sobre a responsabilização de determinadas condutas dentro da comunidade escolar”, disse.

Ainda segundo a delegada, a comunidade – como um todo – também deve se fazer presente na vida dos adolescentes. “Neste momento, é preciso que haja uma conscientização coletiva para que os adolescentes entendam que certas atitudes e certos objetos, como arma branca, não são tolerados dentro do ambiente escolar”, ressaltou.

A delegada aproveitou para reforçar que qualquer conduta infracional é imediatamente apurada e responsabilizada, no momento em que chega a notícia do fato à Deaai.

“Na delegacia, instauramos os procedimentos cabíveis e encaminhamos ao Juizado Infracional, para que eles sejam responsabilizados pelas suas respectivas atitudes”, salientou.

Trabalho integrado

A PC-AM tem atuado de forma conjunta com o Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), implantado pelo Governo do Amazonas na Secretaria de Estado de Educação e Desporto, na apuração de atos de terrorismo que venham a ameaçar a integridade de todos aqueles que compõem a sociedade escolar.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: