Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cidades

PC captura homicida foragido há 13 anos do sistema prisional

O homem é acusado de ser o autor do assassinato de Hayden Barbosa dos Santos, 39, ocorrido no dia 29 de setembro de 2005

PC captura homicida foragido há 13 anos do sistema prisional

Gracivaldo estava foragido há 13 anos do sistema prisional - (Foto: Reprodução)

O foragido da Justiça Gracivaldo Carvalho Cardoso, 52, foi preso na quinta-feira, 13, e apresentado na manhã desta sexta-feira, 14, na sede da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), situado na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus. O homem é acusado de ser o autor do assassinato de Hayden Barbosa dos Santos, 39, ocorrido no dia 29 de setembro de 2005.

Gracivaldo foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido no dia 27 de fevereiro deste ano, pelo Juiz Rafael Almeida Cró Brito, da 2ª Vara do Tribunal do Júri.

Gracivaldo estava foragido há 13 anos do sistema prisional – (Foto: Reprodução)

De acordo com o titular da DEHS, Orlando Amaral, o homem estava foragido do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) desde 2005. Ele é apontado como autor do homicídio de Hayden, ocorrido na rua Rio Andirá, Comunidade São Sebastião, bairro Petrópolis. Na época, a vítima foi morta com dois tiros efetuados pelo infrator.

Conforme o titular da DEHS, a motivação do crime se deu por conta de um desentendimento entre o autor e a vítima, relacionado a dívidas do tráfico de drogas na zona sul da cidade.

“Quando ele (Gracivaldo) chegou aqui tentou mudar alguma coisa em relação a vida pregressa, mas acabou falhando, disse inclusive que, na época, ele era muito ameaçado na penitenciária, e por conta disso, foi transferido para um quartel da Polícia Militar, e de lá conseguiu fugir. Ele não falou como realizou essa ação de fuga” disse o delegado titular da DEHS, Orlando Amaral.

Gracivaldo foi indiciado por homicídio qualificado. Ao término dos procedimentos cabíveis na DEHS, o homem será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irá permanecer à disposição da Justiça.