Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Pela primeira vez, cidadãos vão poder apresentar projetos de leis na CMM

Pela primeira vez, cidadãos vão poder apresentar projetos de leis na CMM

(Foto: Divulgação/Assessoria)

A população manauara pode ter um canal para enviar suas sugestões de propostas legislativas para os parlamentares da Câmara Municipal de Manaus (CMM), isso, porque o Projeto de Lei (PL) 219/2017, que estabelece esse canal com o cidadão, foi aprovado na manhã desta terça-feira, 20, na Casa.

A proposta é de autoria dodeputado federal professor Gedeão Amorim (MDB) e subscrita pelo vereador Marcel Alexandre (MDB). (Foto: Divulgação/Assessoria)

A proposta é de autoria do Professor Gedeão Amorim (MDB), quando estava vereador de Manaus, e subscrita pelo vereador Marcel Alexandre (MDB).

Atualmente, deputado federal, Gedeão disse que o objetivo do PL é oferecer serviços de interatividade que busquem estimular a participação do cidadão ou entidades da sociedade civil na atividade parlamentar, em suas dimensões legislativa, representativa e fiscalizadora.

​“Quando protocolei este projeto, a ideia era que com a criação do banco de propostas ou ideias, poderíamos aproximar a população dos vereadores, possibilitando ao cidadão participar ativamente das legislaturas, sugerindo e criando novos debates na casa parlamentar”, destaca.

​Para o autor da lei, é de extrema importância estreitar os laços com a população, pois, são eles que enfrentam os desafios do dia-a-dia na cidade e conhecem as dificuldades dentro de suas comunidades.

“Estou muito feliz que a proposta tenha sido aprovada pela casa e que agora esteja em avaliação do poder municipal, estou torcendo para aprovação da matéria”, afirma o deputado federal.

​Aproximação
​“Essa é uma iniciativa que não acarretará em custos à Câmara de Vereadores e pode ser um importante canal de comunicação entre o Poder Legislativo e a comunidade, que poderá se valer dele para apresentar suas demandas e reivindicações”, salienta Gedeão Amorim.

​Atualmente, a Câmara Federal e o Senado Federal, bem como diversas assembleias e câmaras municipais do país, vem adotando práticas como esta para aproximar a população do poder legislativo e criar um novo canal de comunicação para ouvir os cidadãos.