Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cenário

Nova pesquisa confirma preferência do amazonense por Bolsonaro sobre Lula

Na pesquisa espontânea, Bolsonaro cresceu mais de 5% das intenções de voto e acumula 31,2% contra 25,6% de Lula

Nova pesquisa confirma preferência do amazonense por Bolsonaro sobre Lula

Foto: Reprodução

Manaus – Apesar de Jair Bolsonaro (PL) aparecer na segunda posição nas pesquisas nacionais de intenção de voto, no Amazonas o presidente garante o favoritismo contra o ex-presidente Lula (PT), de acordo com a pesquisa Perspectiva, divulgada nesta terça-feira (31).

Na pesquisa estimulada, Bolsonaro aparece na primeira posição, seguido pelo ex-presidente Lula. Na última pesquisa divulgada, no dia 8 de março, Lula ocupava o primeiro lugar, mas foi desbancado por Bolsonaro, que conseguiu se reestabelecer e conquistou 38,1% das intenções, contra 37,7% do petista.

Leia mais: Amazonino perde intenções de voto e Wilson Lima lidera pesquisa espontânea

Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT), que cresceu 1,6% e atingiu 6,1%. A pesquisa também registrou uma queda em outros nomes de candidatos, que antes eram 10,1% e agora somam apenas 4,5% das intenções.

Além disso, o número de pessoas que responderam que votarão branco ou nulo ou não irão voltar aumentou de 6% para 6,7%. A quantidade de pessoas que também não souberam ou não quiseram responder aumentou de 5,1% para 6,9%.

Foto: Reprodução / Perspectiva

Pesquisa Espontânea

Por espontaneidade, o presidente Bolsonaro também lidera as intenções de voto dos amazonenses. O chefe da República aparecia com 27,5% das intenções na primeira pesquisa, e teve um aumento significativo de 5,6%, agora apresenta 31,2% dos votos.

Na primeira pesquisa, Lula estava distante de Bolsonaro, com 23,1%. O petista cresceu comparado com o primeiro levantamento, mas continua em desvantagem no Amazonas, com 25,6% das intenções.

Leia mais: Omar amplia vantagem contra Arthur e Menezes e vence no Senado, aponta pesquisa

Foto: Reprodução / Perspectiva

Já Ciro Gomes teve um aumento expressivo do pré-candidato, que tinha apenas 1,7% das intenções e agora possui 6,1% da preferência dos amazonenses. Outros candidatos perderam a força e possuem apenas 2,6% das intenções.

Os eleitores que informaram que votarão branco ou nulo permaneceu intacto, com 1,8% das respostas. Já o número de pessoas que não sabiam ou não quiseram responder caiu de 41,8% para 36,2%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 a 25 de maio, com três mil pessoas que foram entrevistadas por telefone. A pesquisa eleitoral do Perspectiva é registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código de número AM-03435/2022.