Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

Omar amplia vantagem contra Arthur e Menezes e vence no Senado, aponta pesquisa

Em pesquisa divulgada nesta terça-feira (31), o senador Omar Aziz vence em todos os cenários na disputa para o Senado

Omar amplia vantagem contra Arthur e Menezes e vence no Senado, aponta pesquisa

Foto: Reprodução

Manaus – A disputa por uma cadeira no Senado Federal possui fortes nomes no cenário político do Amazonas, com alguns candidatos tentando manter o mandato, já outros em busca de uma vaga.

Na pesquisa da Perspectiva divulgada nesta terça-feira (31), os três candidatos com mais intenções de voto são o senador Omar Aziz (PSD), o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), e o ex-candidato a prefeito de Manaus, Coronel Alfredo Menezes (PL).

Leia mais: Amazonino perde intenções de voto e Wilson Lima lidera pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea realizada no último dia 8 de maio, Arthur Neto liderava as intenções de voto com 7,7%, porém, teve uma queda significativa e agora apresenta 5,5% das intenções. Já o senador Omar Aziz teve um aumento de um ponto na pesquisa, e lidera por 6,4%.

O apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), Menezes cresceu na pesquisa e está com 5,4% das intenções. Chico Preto (Avante) e Marcos Rotta (MDB) aparecem empatados com 3,1% e, por fim, o pré-candidato Luiz Castro (PDT) com 1,8%.

Foto: Reprodução / Perspectiva

Mais de 74% dos entrevistados não souberam responder a pesquisa espontânea e o número de eleitores que votarão branco ou nulo ou não irão votar diminuiu de 3,7% para 2,2%.

Pesquisa estimulada

Apesar de crescer na pesquisa espontânea, o senador Omar Aziz perdeu 3,8% das intenções de voto e agora aparece com 20,9%. Outro candidato que sofreu uma queda foi o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto.

O tucano perdeu 3,7% das intenções e aparece bem atrás de Aziz, que antes eram separados com uma diferença mínima de 0,7%. Agora, Arthur aparece na pesquisa com 20,2% das intenções.

Leia mais: Em mais de três décadas de mandato, Belarmino apresentou apenas 87 projetos de lei

Foto: Reprodução / Perspectiva

Na terceira posição, Coronel Menezes cresceu 2,1% das intenções, e subiu de 12% para 16,1% na escolha dos eleitores. Chico Preto e Marcos Rotta também cresceram na pesquisa e aparecem com 13,6%.

Em quinto lugar, o candidato do PDT, Luiz Castro, que quase conseguiu se eleger em 2018, acumula 6,2% das intenções. O número de pessoas que responderam que votarão branco ou nulo, ou não irão votar, caiu de 14,7% para 12,8%. Porém, o número de pessoas que não souberam ou não quiseram responder saltou de 6,3% para 10,2%.

Vitória nos cenários

Tentando se reeleger, o senador Omar Aziz vence em todos os cenários na disputada para o Senado Federal. Apesar da queda na pesquisa estimulada, o senador continua a frente dos adversários, mantendo assim o mandato.

Leia mais: Material distribuído na ‘Marcha para Jesus’ gera dúvidas sobre propaganda eleitoral antecipada

De acordo com o senador, um dos principais objetivos para buscar a reeleição é continuar defendendo o Amazonas no Senado, e destacou que ainda há muito trabalho pela frente.

“É uma honra ser lembrado pelo povo do nosso Estado, mas minha preocupação principal é continuar minha atuação no Senado Federal defendendo o Amazonas, a Zona Franca de Manaus e, principalmente, combater a desigualdade social que essa política econômica de Bolsonaro inflige nas famílias brasileiras. Ainda há muito trabalho pela frente e muito tempo até as eleições”, disse.