Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Política

PL multa e manda para o fim da fila da vacina quem for às festas clandestinas em Manaus

Os vereadores Amom Mandel e Capitão Carpê protocolaram PLs para definir as penalidades para quem propaga a Covid-19 em festas clandestinas

PL multa e manda para o fim da fila da vacina quem for às festas clandestinas em Manaus

Foto: Márcio Silva/Portal AM1

Foto: Márcio Silva/Portal AM1

MANAUS, AM – Os frequentadores de festas clandestinas durante a pandemia da Covid-19 na capital estão na mira de alguns vereadores da Câmara Municipal de Manaus. Nesta terça-feira (4), o vereador Amom Mandel (Podemos) afirmou que o Projeto de Lei 120/21, que prevê multa para quem organiza e participa dessas festas, é importante para definir as penalidades para quem propaga a Covid-19.

“Há casos de influencers que aparecem em várias e várias festas e essas pessoas são tão responsáveis pela propagação da Covid quanto quem promove as aglomerações”, disse o vereador.

Leia mais: Vereador afirma que ministério da Economia tenta dar golpe na Zona Franca de Manaus

O Projeto de Lei do parlamentar estabelece multa de R$5 mil às pessoas físicas ou jurídicas que promoverem festas ou eventos clandestinos. E R$ 500 para os participantes desses eventos clandestinos.

“A aplicação dessa proposta de lei e os critérios para fiscalização cabem ao Poder Executivo municipal. Quem vai aprovar e regulamentar a medida é o Poder Executivo, caso seja aprovado”, disse. O PL segue em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Manaus (CMM)

Leia mais: Infectologista do AM alerta sobre riscos na suspensão da 1ª dose da vacina contra Covid

No último fim de semana, mais de 500 pessoas foram flagradas em bares e festas clandestinas. Dos nove estabelecimentos fiscalizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), quatro foram interditados e duas festas clandestinas foram encerradas.

Foto: Márcio Silva/Portal AM1

Neste cenário, o vereador Capitão Carpê (Republicanos), também protocolou na casa o PL 152/21 cuja proposta é colocar no fim da fila da vacinação as pessoas que forem flagradas em festas clandestinas.

Leia mais: Vereador Carpê pede contratação de segurança armada para proteger Unidades Básicas de Saúde

O artigo 1° do Projeto de Lei prevê que as pessoas pegas aglomerando “independente de idade ou portadoras de comorbidades, farão parte do último grupo a ser vacinado contra a Covid-19, na campanha de imunização executada pela Prefeitura de Manaus”.

“O projeto visa conscientizar as pessoas que, infelizmente, são denunciadas por estarem aglomerando em festas clandestinas. A população está morrendo e estamos passando por um momento de pandemia sem precedentes.  Só com a vacinação em massa voltaremos à nossa vida normal”, disse o vereador.