Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cenário

Plínio critica discurso de países desenvolvidos na COP26

Senador amazonense disse que países desenvolvidos só sabem 'boicotar e apontar o dedo' para o Brasil sobre a preservação da Amazônia

Plínio critica discurso de países desenvolvidos na COP26

Foto: Waldemar Barreto / Agência Senado

BRASÍLIA, DF – O senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou a falta de financiamento para ações contra o desmatamento da Amazônia. O discurso do senador vem no mesmo dia da 26ª Conferência das Nações Unidas para Assuntos Climáticos (COP26), que está acontecendo na cidade de Glasgow, Escócia.

Plínio deu a declaração em seu perfil do Twitter, retuitando uma reportagem da CNN Brasil, que dizia que a falta de financiamento ainda era uma pedra de toque na COP26. Segundo o senador, os países mais desenvolvidos “só sabem boicotar e apontar o dedo”.

“Porque as nações mais desenvolvidas, que já queimaram suas florestas e mais poluem com suas indústrias, jatinhos e suas selvas de pedra se recusam a pagar o preço pela preservação das nossas florestas e produção de alimentos que alimentam o mundo inteiro?”, questionou o amazonense.

Leia mais: Com o fim da CPI da Covid, Plínio insiste na investigação de ONGs na Amazônia

Nas discussões da COP26, a questão do financiamento de ações para combater o desmatamento ainda tem sido um ponto difícil para consenso. De acordo com o Greenpeace, uma das maiores preocupações da conferência ainda é com a cooperação internacional, além da necessidade de assegurar o financiamento de, pelo menos, US$ 100 bilhões por ano, para auxiliar os países menos desenvolvidos.

Logo em seguida ao retuíte da CNN Brasil, o senador ainda retuitou um artigo da Revista Oeste, no qual o jornalista Augusto Nunes diz que o Brasil tem muito a ensinar ao mundo sobre a conservação ambiental.

(*) Com informações da CNN Brasil.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter