Manaus, 14 de maio de 2024
×
Manaus, 14 de maio de 2024

Cenário

Plínio declara apoio a Leite e critica postura de Arthur nas prévias

A votação para definir o candidato do PSDB que disputará a cadeira de presidente da República estava marcada para acontecer no último domingo

Plínio declara apoio a Leite e critica postura de Arthur nas prévias

Foto: Divulgação

MANAUS AM – Após diversos transtornos e a suspensão das votações do PSDB neste fim de semana, o senador Plínio Valério revelou, com exclusividade ao Portal Amazonas1, que seu voto será no governador, Eduardo Leite para disputar a Presidência da República pela sigla. O senador também considerou que o ex-prefeito Arthur Neto não parece comprometido o suficiente para receber seu apoio.

A votação para definir o candidato do PSDB que disputará a cadeira de presidente da República, em 2022, estava marcada para ocorrer no último domingo (21), porém, devido aos transtornos no aplicativo, o pleito foi suspenso.

Durante a edição do programa Amazonas Entrevista, o senador Plínio Valério afirmou que não conseguiu votar durante o pleito; mas, garantiu que os votos registrados antes da pane no aplicativo devem ser mantidos. Além de analisar a eleição na forma interna do partido.

Leia mais: Plínio diz que não é pré-candidato ao governo, mas não descarta possibilidade

“O aplicativo deu muitos problemas e o bom senso mandou suspender. Os votos de quem conseguiu votar permanecem e devem ser computados quando o sistema retornar. É chato, mas acontece. A disputa entre Doria e o Eduardo Leite vai ser acirrada, mas eu não sei até que ponto isso é bom. É bom pela discussão de ideias; mas, se ‘descer para a baixaria’, eu não concordo. Eu torço para que as coisas não extrapolem e o PSDB saia ainda mais comprometido”, contou.

Para Plínio, a eleição será dividida entre Leite e Doria pelos percentuais de votos definidos pela sigla e, apesar de declarar seu apoio a Eduardo Leite, afirmou que o respeito pelo resultado da eleição precisa ser mantido.

“Eu vejo o Doria com muita força, uma vez que São Paulo possui 35% do eleitorado do PSDB, mas eu não voto no Doria, meu voto é do Eduardo Leite. Mas eu vejo uma separação: todos os filiados valem 25% do total, nos senadores e deputados valemos 25% e, nesse cenário, o Leite sai na frente. Mas eu prefiro não apostar; o que ganhar será o candidato do partido e nós temos que respeitar”, comentou Valério.

O senador fez críticas ao ex-prefeito Arthur Neto. Para ele, Arthur não estava 100% entregue à proposta de se candidatar às prévias, que definem um nome na disputa pela Presidência da República. 

“Eu até votaria no Arthur, mas ele não tem passado uma imagem de quem está para valer e sim para passar o recado. Com a disputa acirrada entre Doria e Leite – e a gente não quer o Doria -, eu resolvi votar no Leite”, analisou Plínio.

Eleições 2022

Em relação à disputa eleitoral do ano que vem, Plínio garantiu que não possui interesse nos cargos pleiteados; porém, há cobranças em relação a sua candidatura ao governo estadual.

“Há essa cobrança, porque eu fui o senador mais votado do Amazonas. Mas não é do meu interesse, eu não sonhei em ser governador do Estado, eu estou bem como senador; porém, eu sou um homem público, se a gente entender que essa é a nossa missão para não deixar que o Amazonas caia nas mesmas enganações, eu abro essa possibilidade e em janeiro eu discuto isso”, contou.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter