
Plínio Valério deve se reunir com o ministro Flávio Dino em fevereiro - Foto: (Waldemir Barreto/Agência Senado)
Manaus (AM) – O senador Plínio Valério (PSDB) foi alvo de críticas, nesta terça-feira (18), após a repercussão de um trecho de seu discurso sobre a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
A declaração foi feita durante um evento promovido pela Fecomércio Amazonas em celebração aos seus 71 anos, com a entrega da Medalha do Mérito Comercial do Amazonas 2025.
Em sua fala, Plínio Valério mencionou a participação de Marina Silva em uma das reuniões da CPI das ONGs.
Na ocasião, o senador, que tem posicionamentos divergentes dos da ministra, afirmou: “imagina o que é tolerar a Marina [Silva] por seis horas e dez minutos sem enforcá-la?”.
A fala do parlamentar recebeu diversas críticas nas redes sociais, onde usuários questionaram sua postura e o uso das palavras no discurso.
Além da reação de internautas, a deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) se manifestou contra a declaração, por meio de uma nota de repúdio publicada em seu Instagram.
Na legenda, a deputada argumentou que esse tipo de comportamento contribui para a perpetuação da violência contra as mulheres no Brasil.
“É esse tipo de comportamento que legitima a cultura da violência contra as mulheres no Brasil. Contra homens, claro, ele aguentaria algumas horas sem ‘enforcá-los’, mas quando do lado oposto do debate tem uma mulher pode tudo, não é? Até enforcar. É machismo, misoginia, ódio às mulheres. Não contem com meu silêncio, pois meu posicionamento é claro”, escreveu Alessandra Campelo.
Em resposta ao Portal AM1, o senador Plínio Valério afirmou que sua fala foi feita em tom de brincadeira. “Imagina, fazer ameaças com risadas”, declarou à reportagem.
LEIA MAIS:
- Discurso de Plínio sobre a ZFM gera dúvidas: ‘não entendo porra nenhuma’
- Vice de Amom vem do PSDB, diz senador Plínio Valério
- Plínio e Alberto Neto realocam R$ 1,5 milhão após matéria do AM1 sobre apoio a jogos digitais
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.