
(Foto: Divulgação/Fecomércio AM)
Manaus (AM) – Durante um evento da Fecomércio Amazonas na última sexta-feira (14), o senador Plínio Valério (PSDB) declarou que não sabia “porra nenhuma da Zona Franca de Manaus”.
A declaração, no entanto, gerou dúvidas na população, uma vez que o senador é um representante do Amazonas no Congresso Nacional e a Zona Franca de Manaus (ZFM) é o principal modelo econômico da Região Norte.
O evento era uma homenagem da Fecomércio Amazonas aos parlamentares e entidades do estado pela aprovação da reforma tributária. Durante seu discurso, Plínio explicou que sua equipe acompanhava as discussões sobre o tema, mas que ele próprio não tinha conhecimento aprofundado sobre a ZFM e tributos.
“Os meus assessores estavam lá. O Omar citou a Ivone, era minha assessora, estava lá diuturnamente. Eu não estava porque eu não entendo porra nenhuma de Zona Franca, de tributos”, declarou.
Apesar da declaração, em abril do ano passado, Plínio usou a tribuna do Senado para defender a Zona Franca de Manaus, argumentando que a manutenção dos benefícios fiscais era essencial para a economia local.
Na época, ele também rebateu as alegações de que a ZFM causava prejuízos ao país, afirmando que os tributos deixados de arrecadação pelo governo federal eram desproporcionais em relação aos impactos econômicos positivos gerados pelo modelo.
Diante de seu pronunciamento, a população amazonense teve dúvidas sobre a sua defesa pela ZFM. Nas redes sociais, alguns internautas o criticaram e outros o defenderam, afirmando que não é somente o parlamentar que desconhece como funciona o modelo ZFM, mas a maioria dos políticos eleitos pelo estado.
O Portal AM1 entrou em contato com o senador para esclarecimentos acerca da declaração, mas até o fechamento da matéria, não houve respostas.
LEIA MAIS:
- Plínio e Alberto Neto realocam R$ 1,5 milhão após matéria do AM1 sobre apoio a jogos digitais
- Braga, Omar e Plínio no escanteio: Senado ignora senadores do AM nas comissões
- Plínio ameaça saída do PSDB em caso de fusão com o PSD
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.