Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cenário

Plínio peita Guedes sobre investimentos barrados da LG no Amazonas: ‘não tememos’

'Quero dizer ao ministro Paulo Guedes e ao seu cupincha, que nós, do Amazonas, não os tememos. E se eles estão a serviço da Samsung, nós estamos a serviço do Amazonas', disse o senador Plínio Valério

Plínio peita Guedes sobre investimentos barrados da LG no Amazonas: ‘não tememos’

Foto: Divulgação

Brasília/DF – O senador do Amazonas, Plínio Valério (Rede), se pronunciou sobre o Ministério da Economia ter barrado investimentos à empresa LG Electronics do Brasil Ltda, no Amazonas, em reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), realizada nessa quarta-feira (28).

“Quero dizer ao ministro Paulo Guedes e ao seu cupincha, que nós, do Amazonas, não os tememos. E se eles estão a serviço da Samsung, nós estamos a serviço do Amazonas e faremos o que for possível para reverter, para que liberem esse projeto o quanto antes. Se ele é truculento, nós vamos mostrar o que nós representamos para o Amazonas”.

Leia mais: LG ameaça deixar o Brasil após Economia travar investimentos à empresa no AM

A mensagem de Plínio também é direcionada ao secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec), Carlos da Costa, que presidia a sessão virtual do CAS. Na ocasião, ele considerou que o projeto de R$ 325 milhões à LG tem um alto valor de investimento para pouca geração de emprego, o que deve ser reavaliado.

A medida, já com parecer técnico favorável, tinha como objetivo ampliar e diversificar a atuação da empresa na Zona Franca de Manaus (ZFM) e geraria 68 novos postos de trabalho na região.

Indústria do Amazonas tem a maior taxa de inovação do país, diz IBGE

Foto: Suframa

Para o senador, o representante de Paulo Guedes na reunião, o secretário Carlos da Costa, pode estar a serviço do Governo de São Paulo e da Samsung, por isso decidiu brecar o investimento que garantiria cerca de 68 empregos na região.

“Naquela linguagem do futebol: quer ganhar no tapetão. Retirou de pauta ao notar que ia ser aprovado, porque já estava com parecer aprovado. Retirou com truculência, o que é inadmissível”, criticou.

“Das duas uma, ou o senhor Carlos Costa que representava o ministro Paulo Guedes, odeia a Zona Franca e, portanto, é contra os amazonenses, ou está a serviço do governo de São Paulo e da Samsung, que não querem que a LG traga sua fábrica de São Paulo, em Taubaté, para cá, para produzir microcomputadores e monitores de vídeo”, disse Plínio Valério.

Deputados

Além do senador, alguns deputados do Amazonas também rechaçaram a medida, que prejudica diretamente a Zona Franca de Manaus.

O deputado federal Zé Ricardo (PT) classificou a decisão como mais um “golpe contra a ZFM”.

Já o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL), afirmou que Carlos Costa retirou o projeto de pauta “na marra” e que a não aprovação do investimento é “altamente prejudicial aos interesses da Zona Franca de Manaus”.

Leia mais: Deputados reagem à retirada de investimentos da LG no Amazonas: ‘golpe contra a ZFM’

Outro que também comentou o caso foi o deputado estadual Serafim Corrêa (PSDB), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (28). Para ele, a decisão é ‘mais uma agressão contra a Zona Franca’. Na ocasião, o deputado também chamou Carlos Costa, Paulo Guedes e o presidente Bolsonaro de ‘trio nefasto’.