Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cidades

Polícia aponta esquema de exploração sexual e Justiça mantém prisão de professor de jiu-jítsu em Manaus

Investigação da DEPCA indica que o suspeito aliciava adolescentes com promessas de apoio no esporte e intermediava contatos com empresários; ao menos sete vítimas já foram identificadas.

policia-aponta-esquema-de-expl

(Foto: Reprodução /PC-AM)

Manaus (AM) – A Justiça do Amazonas manteve a prisão preventiva do professor de jiu-jítsu Carlos Vieira Holanda, preso nesta segunda-feira (6), em Manaus. O investigado passou por audiência de custódia e continuará detido enquanto prosseguem as investigações da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que apura suspeitas de estupro de vulnerável, importunação sexual e exploração sexual de adolescentes.

De acordo com a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), pelo menos sete adolescentes já foram identificadas como vítimas. No entanto, a polícia acredita que o número pode ser ainda maior, uma vez que novas denúncias podem surgir ao longo das investigações.

Segundo a delegada Mayara Magna, titular da DEPCA, o professor utilizava promessas ligadas ao esporte para atrair as adolescentes. Conforme a investigação, ele oferecia quimonos, custeava inscrições em competições e conquistava a confiança das jovens antes de levá-las para hotéis, onde, segundo a polícia, os abusos eram cometidos.

As investigações também revelaram que a atuação do suspeito não se limitava aos crimes de violência sexual. A Polícia Civil aponta que ele intermediava contatos entre adolescentes e empresários, obtendo vantagens financeiras em um esquema de exploração sexual.

Conforme a delegada, uma das vítimas foi obrigada pelo investigado a se encontrar com um empresário para produzir conteúdo de natureza sexual. A polícia também apura que o professor apresentava as adolescentes aos patrocinadores como atletas recém-chegadas ao esporte, explorando a vulnerabilidade das jovens.

Mayara Magna afirmou ainda que os empresários envolvidos também serão responsabilizados caso seja comprovada a participação deles nos crimes investigados.

Tentativa de fuga

Carlos Vieira Holanda era considerado foragido desde o fim de maio, quando a DEPCA divulgou sua fotografia e pediu apoio da população para localizar seu paradeiro.

Ele foi encontrado por volta das 6h desta segunda-feira, em sua residência, onde, segundo a Polícia Civil, havia preparado diversas rotas de fuga para dificultar a ação policial. Durante o cumprimento do mandado de prisão, o investigado tentou escapar pela laje do imóvel utilizando passagens improvisadas, mas a área já estava cercada pelos agentes.

De acordo com a delegada, toda a movimentação havia sido previamente planejada pela equipe policial, o que impediu a fuga do suspeito.

Ainda conforme a investigação, um homem que estava na residência tentou alertar o professor sobre a chegada dos policiais. A Polícia Civil informou que todas as pessoas que eventualmente tenham ajudado o investigado a permanecer escondido também serão alvo de investigação.

Após ser levado à delegacia, Carlos Vieira Holanda optou por não prestar depoimento formal. Segundo a delegada Mayara Magna, ele apenas afirmou ser inocente e não respondeu quando foi questionado sobre o motivo de ter permanecido foragido durante o período em que era procurado pela Justiça.

 

LEIA MAIS: