Manaus, 15 de junho de 2024
×
Manaus, 15 de junho de 2024

Cenário

Polícia Civil não confirma afastamento de delegada da Depca

Além do órgão de segurança pública, a delegada foi novamente procurada pela reportagem a fim de esclarecer o assunto, mas a autoridade policial somente visualizou a demanda e preferiu não responder.

Polícia Civil não confirma afastamento de delegada da Depca

(Fotos: Edilops/Depositphotos/Redes Sociais)

Manaus (AM) – Dias após a polêmica que envolveu a deputada estadual Débora Menezes (PL) com o pedido de afastamento do cargo da delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) ainda não confirmou se a autoridade policial deixou ou não a frente da especializada. Além disso, o caso ganhou um novo episódio nessa terça-feira (21).

Um vídeo circula, nas redes sociais, apontando suposta conversa de um restaurante com uma servidora da Depca, em que a atendente afirma que as refeições que a deputada estadual comprava e destinava para crianças que estariam sob os cuidados da delegacia, não teriam sido entregues naquele dia e nem no último final de semana.

Como resposta, a funcionária diz que a deputada teria suspendido a alimentação até a segunda ordem. A servidora então responde que eles não teriam sido avisados dessa suspensão, mas que estava tudo bem.

Conforme os bastidores, pelo fato de procurar a delegacia e oferecer algum tipo de ajuda, a parlamentar “acreditava ter algum direito” para participar das coletivas de imprensa que a Depca realizava após elucidar crimes na capital e no interior.

Mas, essa atitude não teria agradado Joyce Coelho, que, supostamente, teria afirmado que a sua delegacia estaria sendo usada para autopromoção da parlamentar.

Posicionamentos

Nesta quarta-feira (22), o Portal AM1 solicitou posicionamento da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) sobre o caso e, mais uma vez, não obteve resposta da corporação. A reportagem questionou a PC-AM se a delegada já foi afastada e se o vídeo que aponta suposta conversa com uma servidora da Depca seria verdadeiro, o que também não foi respondido.

Além do órgão de segurança pública, a delegada Joyce Coelho foi novamente procurada pela reportagem a fim de esclarecer o assunto, mas a autoridade policial somente visualizou a demanda e preferiu não responder. Enquanto isso, o silêncio da delegada só a favorece sobre o caso.

Mas é importante destacar que, apesar de Joyce Coelho não falar sobre o assunto com a imprensa, ela tem compartilhados stories nas redes sociais de apoio em relação ao caso.

(Foto: Reprodução/Redes sociais – @joycecoelhoam – 16-05-24)

Outro fato que também deve ser lembrado nessa história é que a Polícia Civil, de tempos em tempos, faz mudanças na direção de suas delegacias, o que teria sido um motivo para que os boatos se espalhassem.

Há quem diga que a delegada não queria sair da Depca, mas isso só será esclarecido se Coelho resolver se pronunciar sobre o assunto. Por enquanto, as informações que toda a imprensa obtém são de bastidores.

Por outro lado, Débora Menezes, por meio de nota, afirma que “ajudou no custeio da alimentação às crianças mensalmente, mas que lamenta que isso esteja sendo utilizado como manobra política”. Conforme a assessoria, Débora suspendeu a compra de refeições “porque soube que outro doador estaria fazendo doações” e, por essa razão, resolveu focar em outras ações sociais.

A reportagem também procurou o restaurante para obter informações sobre o caso, mas o estabelecimento se negou a falar sobre o assunto.

 

LEIA MAIS: