Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

CIPCães é uma arma muito eficiente no combate ao crime

Os cães da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), tem ganhado destaque nesses últimos meses com as participações em operações importantes.

CIPCães é uma arma muito eficiente no combate ao crime

Capitão Newton Neto fazendo demostração de busca de narcóticos/ Foto - Carlos Bolívar

Os cães da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) têm ganho destaque nesses últimos meses com as participações em grandes operações da Polícia Militar (PM).

A cadela Ronda, que encontrou um cadáver que estava enterrado em baixo de uma camada de cimento, e a cadela Fiona que encontrou quatro cadáveres em uma cova profunda no Monte Horebe, são exemplos da eficiência da participação do CIPÇães em ações policiais.

PMs em treinamento com o Cão Policial Odin/Foto – Carlos Bolívar

 

 

Atualmente o CIPCães tem o total de 21 cães ativos treinados e em treinamento, entre as raças Pastor Belga Malinois, Rottweiler, Pastor Alemão, Labrador e Doberman.

Todos eles são divididos em diferentes modalidade como a de guarda e proteção, detecção de narcóticos, cadáveres, explosivos, armas, busca e resgate e de busca e captura.

 

PMs em treinamento com o Cão Policial Odin/Foto – Carlos Bolívar

 

 

O procedimento de treino e a seleção dos cães vem desde os pais e de sua ninhada, onde o filhote é escolhido e estudado o histórico da raça e da sua genética, para assim ser moldado e treinado conforme a modalidade adequada para eles.

Segundo o capitão Newton Neto, do CIPÇães, “Tem cães que tem empuxos específicos, que a gente buscar para um trabalho específico”.

“Todos eles passam por um procedimento de treinamento, voltado ao positivismo, trabalhado em cima da diversão”, explicou o oficial.

Os cães têm o acompanhamento de veterinários 24 horas por dia, alimentação regular e todo o amparo necessário durante os seus serviços e após a sua aposentadoria, que seria ao completar 7 anos trabalhando com a polícia, sendo doado ao seu treinador ou outra pessoa que atenda os pré-requisitos da adoção.

 

PMs em treinamento com o Cão Policial Odin/Foto – Carlos Bolívar

 

Projeto de Cinoterapia

A cadela Cacau, da raça doberman de 1 ano e meio, está servindo de piloto em um projeto de cinoterapia, que é uma terapia realizada com ajuda de cães e muito usada com crianças e idosos que têm problemas psicológicos, problemas de relacionamento social ou afetivos, como por exemplo, autismo ou distúrbios de aprendizagem. Os animais estimulam e facilitam a reabilitação e reeducação global do paciente.