Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Criança denuncia estupros a coleguinhas de escola e ‘avôdrasto’ é preso

Mãe de um dos colegas foi quem fez a denúncia à polícia. A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente vai investigar a omissão da escola

Criança denuncia estupros a coleguinhas de escola e ‘avôdrasto’ é preso

(Divulgação/PC)

Um homem de 45 anos foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira, 11, por volta das 18h45, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, acusado de abusar sexualmente de uma menina de 9 anos, no âmbito familiar.  

De acordo com a delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), o crime ocorreu na noite de terça-feira, 10, por volta das 21h na casa onde moravam. A criança era abusada desde os 8 anos pelo homem que é marido da avó da vítima. A menina chegou a relatar os abusos na escola, que não denunciou o caso.

“Todos moravam na mesma casa, nós recebemos a primeira denúncia no dia 10, e ontem, novamente, recebemos a denúncia de que a criança estaria na escola chorando muito, porque não queria voltar para casa, considerando que novamente ela havia sido vítima de estupro na noite anterior”, diz a delegada.

Segundo Joyce Coelho, os abusos foram relatados pela própria vitima aos coleguinhas de escola. Quem denunciou o crime à polícia, foi a mãe de um aluno. A delegada informou que os abusos foram confirmados em perícia médica e que o autor admitiu a prática. 

Ameaçada

A menina de 9 anos morava com a mãe, a avó, o avô e o irmão. “Todos moravam no mesmo ambiente. E para nós, ficou muito claro de que a mãe não sabia dos abusos. A menina era ameaçada, induzida a guardar o segredo, coisa que todo abusador, todo pedófilo acaba incutido na cabeça de uma criança”, explicou a delegada.

“Ele fez a cabeça da menina para manter um segredo e ela recebia conselhos de coleguinhas da escola que diziam: ‘não vai quando ele te chamar de novo’, ‘tranca a porta’. Isso demonstra que os colegas estavam ali, todos queriam ajudá-la a não sofrer mais os abusos”, comentou a delegada.

Joyce Coelho explicou que a criança passa por atendimento psicológico e manifestou uma alívio de ser “libertada” desse crime que ela não tinha coragem de contar.

Escola será investigada

Segundo a delegada, a escola municipal sabia que a menina estava sendo abusada pelo homem e mesmo assim, não denunciou o crime à polícia. Devido a isso, a Depca vai apurar a omissão da escola sobre o caso.

“Ela já havia relatado várias vezes na escola e as próprias responsáveis pela escola não trouxeram a informação para a delegacia, isso quer dizer que os abusos se repetiam em decorrência da omissão de algumas pessoas. Então a Depca também vai apurar a omissão dessa escola que já sabia dos abusos”

O homem não tem passagens pela polícia e foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável. Ao término dos procedimentos cabíveis no prédio da Depca, ele será conduzido para audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul de Manaus.