Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Urgente: TJAM revoga prisão domiciliar e fixa 30 dias de prisão para Alejandro Valeiko

Filho da primeira-dama, Elisabeth Valeiko, se apresentou no início da tarde desta segunda-feira, 7, à DEHS quando expirava prazo dado pela Justiça

Urgente: TJAM revoga prisão domiciliar e fixa 30 dias de prisão para Alejandro Valeiko

Alejandro Valeiko, 30, teve a prisão domiciliar revogada, na tarde desta segunda-feira, 7, pelo desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos. A informação foi confirmada ao Amazonas1 pelo advogado de defesa, Yuri Dantas.

Conforme a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o desembargador recebeu a relatoria do processo na manhã de hoje, 7, e após análise revogou a decisão da plantonista, desembargadora Joana Meirelles, e decretou a  prisão temporária por 30 dias.

Na decisão, o magistrado afirma que alegação da defesa de que Valeiko sofre de transtornos mentais e esquizofrênico não justifica a revogação da prisão temporária.

“Alegar que Alejandro Valeiko tem distúrbios psiquiátricos e juntar um laudo particular que em nada invalida o decreto da prisão temporária. Trata-se de matéria alega de forma superveniente após uma viagem súbita […] como se estivesse prevendo que fosse ser custodiado temporariamente”.

Além disso, o desembargador destacou ainda que o estado mental de Alejandro e o uso abusivo de drogas ilícitas são irrelevantes para as investigações.

“[…] São questões para serem analisadas posteriormente, não se prestando a evitar uma medida relevante para as investigações policiais, até porque se trata de crime praticado por vários autores e com mostras de certa barbaridade, deixando perplexa a própria sociedade”.

O processo permanece em sigilo devido documentos avaliados que não podem ser divulgados nesse momento para não atrapalhar o andamento das investigações.

Até o momento, a defesa não foi notificada da decisão. A polícia vai decidir em conjunto com os advogados para onde Valeiko deverá ir, uma vez que a decisão também destaca que Alejandro deve ser “separado dos demais detentos” para “garantir sua integridade física e moral”.

Alejandro prestou depoimento na DEHS

Valeiko se apresentou na Delegacia Especializada de Homicídios e Sequestros (DEHS) na tarde desta segunda-feira, 7, uma hora antes do prazo estabelecido, pela desembargadora Joana Meireles, se encerrar.

De acordo com o titular da DEHS, Paulo Martins, Alejandro e Elielton Magno de Menezes Gomes Júnior foram ouvidos oficialmente, mas que informações coletadas não podem ser divulgadas. Ao longo da semana, José Evandro Martins de Souza Júnior, o Júnior Gordo, e Mayc Vinícius Teixeira Parede, também serão ouvidos.

Ainda de acordo com o delegado, serão realizadas acareações e novos detalhes devem ser divulgados até o fim da semana.