Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Política

Apoiadores de José Ricardo pedem que Diretório Nacional do PT vete Sinésio Campos

No pedido, eles querem que a Direção Nacional do Partido avoque “a responsabilidade de decidir sobre o estabelecimento de pré-candidato"

Apoiadores de José Ricardo pedem que Diretório Nacional do PT vete Sinésio Campos

Partido dos Trabalhadores inicia o processo de escolha dos dirigentes da sigla no âmbito municipal, estadual e nacional. (Foto: reprodução da Internet)

A pré-candidatura do deputado estadual Sinésio Campos deve ser analisada pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores até o próximo dia 8 de junho.

Apesar de ter saído na frente em votação no último dia 27, como o pré-candidato do partido à Prefeitura de Manaus, a escolha do presidente estadual do PT foi contestada por dirigentes da sigla da capital.

Além de Sinésio, disputaram à vaga o vereador Sassá da Construção Civil e o deputado federal José Ricardo.

A escolha ocorreu em meio a uma sessão on-line tumultuada, que acabou com membros do partido abandonando a votação.

Tratavam-se de apoiadores de José Ricardo que na ocasião, já tinham anunciado recorrer ao Diretório Nacional para anular a decisão.

Diretório Nacional

No pedido, eles querem que a Direção Nacional do Partido avoque “a responsabilidade de decidir sobre o estabelecimento de pré-candidato à Prefeitura de Manaus”.

No recurso, o grupo aponta várias irregularidades na reunião do Diretório em Manaus, dentre elas: a eleição interna deveria ser em voto secreto, conforme determinação da Direção Nacional em Resolução, o que não ocorreu; falta de debate e tempo necessário para que ocorresse o segundo turno, regra também não cumprida.

Questionamentos

Segundo eles, outro ponto relevante é que houve troca de diretoriano, sem seguir o rito partidário; além de questionarem o cerceamento de questões de ordem e de denúncias feitas por dirigentes na reunião, bem como o procedimento da votação, onde ocorreu declaração de voto de dirigente por outro.

Chance concreta

Para os apoiadores de José Ricardo, ele tem mais chances na corrida pela prefeitura de Manaus nas eleições deste ano, uma vez que a sua pré-candidatura vem sendo construída ao longo do anos.

“Além disso, a simples possibilidade de ser qualquer outro candidato a prefeito, que não o José Ricardo, desestimula a maior parte dos pré-candidatos a vereador. […] 41 deles apresentaram manifesto por escrito de que desistirão de suas candidaturas a vereador, caso essa cenário permaneça”, diz a base aliada do deputado federal.

O recurso foi recebido pela Comissão Executiva Nacional, nesta segunda-feira, 1°.

Agora, ele está em fase de instrução e solicitação de contrarrazões pela SORG Nacional, que elaborará um parecer sobre o caso e o enviará para análise da Câmara Nacional de Recursos.

Procurada pelo Portal AM1, a assessoria do deputado Sinésio Campos não se manifestou sobre o pedido até o fechamento desta matéria.

Confira recurso na íntegra

Confira recebimento do recurso na íntegra