Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Política

Aprovado no Senado, PL de Marcelo Ramos permite economia para combater a covid-19

O PL autoriza, enquanto durar o estado de calamidade, que os descontos alcançados por meio de acordos judiciais sejam destinados às políticas públicas

Aprovado no Senado, PL de Marcelo Ramos permite economia para combater a covid-19

Foto: Divulgação

Aprovado pela Câmara e agora pelo Senado – após acordo no Plenário – o Projeto de Lei nº 1.581/2020, de autoria do deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), permite a destinação de recursos economizados no pagamento de precatórios para ações de combate ao coronavírus.

Leia mais: Maia diz que Marcelo Ramos está entre os ‘grandes’ para a presidência da Câmara

O texto autoriza, enquanto durar o estado de calamidade pública, que os descontos conseguidos por meio de acordos judiciais sejam destinados para políticas contra a covid-19.

Para Ramos, o PL estimula uma saída consensual entre a União e os credores, ao regulamentar o pagamento com desconto do precatório de grande valor — aquele que, sozinho, supera 15% da dotação orçamentária total reservada para essa finalidade a cada exercício.

“Essa regulamentação já foi feita em alguns estados e no Distrito Federal. Durante a discussão na Câmara, apuramos que somente em 2020, o Orçamento destinou R$ 24 bilhões ao pagamento de precatórios”, revela Marcelo Ramos.

O PL aprovado regulamenta acordos diretos da União para o pagamento com desconto de até 40% dos precatórios de grande valor e para encerrar ações contra a Fazenda pública. Precatório é uma ordem judicial para pagamento de dívidas dos governos federal, estaduais e municipais, cuja ação foi perdida pelo próprio Estado e transitada em julgado, ou seja, quando não cabe mais qualquer recurso. O projeto trata apenas dos precatórios federais.

(*) Com informações da assessoria