Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Política

Bolsonaro vai a evento sem máscara e descumpre decisão da Justiça

Conforme a decisão do juiz, o presidente deve utilizar o adereço em todos os espaços públicos, vias públicas e transporte público coletivo

Bolsonaro vai a evento sem máscara e descumpre decisão da Justiça

Presidente da República Jair Bolsonaro. Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ignorou a decisão da Justiça de Brasília, nesta quinta-feira,25, e chegou a um evento no Palácio do Planalto sem máscara de proteção facial.

O juiz federal Renato Coelho Borelli, da 9ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, determinou que o chefe do Executivo use o equipamento de proteção, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.

Após a visita, no entanto, Bolsonaro deixou o prédio da pasta usando uma máscara. A Advocacia-Geral da União (AGU) avisou que vai entrar com um recurso contra a liminar de Borelli, alegando a necessidade de independência dos Poderes. Até agora, contudo, a medida não foi revertida.

Conforme a decisão do juiz, o presidente deve utilizar o adereço em todos os espaços públicos, vias públicas, equipamentos de transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços da capital do Brasil.

O magistrado ainda obriga a União a exigir de seus servidores e colaboradores em geral o uso do acessório enquanto estiverem prestando serviços. A multa foi fixada em R$ 20 mil nesse caso.

Por causa da proliferação do coronavírus, autoridades de saúde recomendam o uso da máscara como medida de prevenção.

 

(*) Com informações do Metrópoles