Manaus, 14 de junho de 2024
×
Manaus, 14 de junho de 2024

Política

Movimento de Mulheres emite nota em apoio à jovem exposta em caso com Wilson Lima

Movimento de Mulheres emite nota em apoio à jovem exposta em caso com Wilson Lima

A nota foi divulgada na quinta-feira, 20. (Foto: Montagem Amazonas1)

A União Brasileira de Mulheres no Amazonas (UBM-AM) divulgou nota em apoio à jovem Ana Sara Oliveira da Silva, 21, que afirmou ter tido um relacionamento amoroso com o candidato ao governo do estado e jornalista, Wilson Lima (PSC), quando ela tinha apenas 15 anos, e depois foi ameaçada a não revelar o caso publicamente. O apoio foi divulgado em uma página oficial do movimento, nas redes sociais, nesta quinta-feira, 21. 

A nota foi divulgada na quinta-feira, 20. (Foto: Montagem Amazonas1)

De acordo com o texto da publicação, o apoio foi oferecido à jovem e à mãe dela Leila Maria da Silva Oliveira, uma vez que Sara “está sob ameaça de sofrer queixa crime por parte do candidato ao governo”. A nota lembra que a jovem teria mantido relação íntima com Wilson, em abril de 2013, e que a Revista Veja publicou matéria afirmando que após um ano do ocorrido o candidato registrou um Boletim de Ocorrência (BO) acusando a jovem de injúria.

Leia Mais:

Delegacia de Proteção à Criança ao Adolescente assume denúncia contra Wilson Lima

Na delegacia, fã de Wilson Lima confirma sexo com candidato aos 15 anos

Wilson Lima recebe apoio de time ligado a traficantes

Wilson Lima diz que denúncia de sexo com menor aumentou seus votos

Procurador-geral de Justiça se pronuncia sobre denúncia contra Wilson Lima

Denúncia contra Wilson Lima pode resultar em até 10 anos de prisão

O movimento afirma que Ana “estaria sendo vítima de ameaças por parte do candidato” e lembra que o caso ganhou notoriedade e defende que essa “é mais uma forma de exposição de mulheres vítimas de assédio sexual e pedofilia”. Em outro trecho, o movimento diz “urge que o lado mais fraco nesse relacionamento tenha suas garantias respeitadas e que o caso seja devidamente apurado”.

Ilusão 

Apesar da relação sexual entre Wilson e Sara ter sido consentida pela menor, especialistas em processo penal  informaram que o depoimento da jovem remete para uma nova tipificação criminal: ‘violação sexual mediante fraude’, prevista no artigo 215, do Código Penal, que trata do ato de conjunção carnal ou prática de outro ato libidinoso com alguém, mediante a algum processo fraudulento.

No ‘caso Sara’, advogados ouvidos pela reportagem entendem que Wilson Lima se utilizou da condição de ídolo da adolescente para fazê-la acreditar que os dois poderiam ter um relacionamento amoroso mais duradouro.

“A liberdade para exercer a sexualidade é protegida não somente contra atos violentos, mas também contra aquelas realizadas de forma fraudulenta”, apontam literaturas que tratam do artigo 215 do Código Penal.