Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Política

Sete deputados do AM votaram pela Reforma da Previdência

Somente o deputado federal José Ricardo (PT) votou contrário à PEC da Previdência. Ele criticou a proposta que, na sua opinião, é muito ruim aos brasileiros. A matéria foi aprovada com 379 votos favoráveis na noite desta quarta-feira.

Sete deputados do AM votaram pela Reforma da Previdência

Votação nominal do texto-base da PEC em 1º turno aconteceu na noite desta quarta (Foto: Andréa Marques/Agência Câmara)

Dos oito deputados federais da bancada amazonense, apenas José Ricardo, do PT, votou contrário à PEC da reforma da Previdência do governo federal. A matéria foi aprovada em primeiro turno no plenário da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira (10), com 379 votos contra 131, numa votação nominal que durou pouco mais de 30 minutos.

Os outros sete parlamentares do Amazonas confirmaram o voto “Sim” à PEC 6/19, que cria uma Nova Previdência e é vendida pelo governo federal como a “salvação” da crise social e econômico que o Brasil atravessa nos últimos anos. Com essa medida, o Palácio do Planalto estima uma economia de R$ 901 bilhões em 10 anos.

Os deputados Bosco Saraiva (Solidariedade), Capitão Alberto Neto (PRB) e Delegado Pablo (PSL) empolgados com a votação, fizeram lives em suas redes sociais direto do plenário da Câmara divulgando o momento em que votavam o “Sim” pela reforma.

Para Alberto Neto, esse é um momento histórico para o país, pois a aprovação de uma nova Previdência vai ajustar as contas do Brasil e será o pontapé inicial para tirar o país da lama e do buraco que se encontra. “É com muita responsabilidade, sem ser populista, mas com muita vontade e coragem de mudar a história desse país que voto a favor da reforma da Previdência”, disse o novato na política.

Também em uma live, Delegado Pablo ressaltou que sempre apoiou as mudanças que o governo federal quer realizar no cálculo das aposentadorias. Segundo ele, essa é a única forma capaz de mudar o atual cenário e trazer mais empregos, melhorar a saúde fiscal e a certeza que as gerações futuras tenham a capacidade de se aposentar. “Pelo Brasil, pela Previdência, pelo nosso presidente Bolsonaro”, finalizou sua transmissão ao vivo.

 

‘Querem mudar a regra para pior’

Antes da votação em plenário, o deputado José Ricardo divulgou um vídeo em suas redes sociais em que explicava o porquê de ser contrário à Nova Previdência do governo federal.

O petista afirmou que o Planalto quer mudar as regras da aposentadoria, mas não para melhor e, sim, para pior, o que na sua avaliação é um grande retrocesso. “É um projeto muito ruim para a população”, acrescentou.

“As pessoas para se aposentar tem que ter 65 anos de idade, contribuir 20 anos para a Previdência e se quiser receber 100% (da aposentadoria) terá que contribuir por 40 anos. Acho que o governo pode melhorar sua arrecadação por meio da cobrança dos impostos atrasados das empresas, melhorar a economia para gerar emprego e não fazer o que está fazendo para aprovar na marra essa reforma”, salientou.

Zé Ricardo ressaltou que apresentou um projeto na Câmara dos Deputados para acabar com a aposentadoria especial dos deputados, uma forma de igualar a previdência dos parlamentares com o da população em geral.

 

Veja como os deputados federais votaram:

Alberto Neto (PRB) – SIM
Átila Lins (PP) – SIM
Bosco Saraiva (Solidariedade) – SIM
José Ricardo (PT) – NÃO
Marcelo Ramos (PL) – SIM
Pablo Oliva (PSL) – SIM
Sidney Leite (PSD) – SIM
Silas Câmara (PRB) – SIM