Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Política

Jamilson Carvalho e Regis Nazaré são investigados por nepotismo na Prefeitura de Anori

Inquérito Civil foi publicado na última sexta-feira colocando prefeito, vice-prefeito e secretários de Anori sob investigação por favorecimento de parentes

Jamilson Carvalho e Regis Nazaré são investigados por nepotismo na Prefeitura de Anori

Foto: reprodução

O Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) instaurou um inquérito civil para apurar suposta prática de nepotismo na Prefeitura de Anori (a 194 quilômetros de Manaus). A investigação atinge o prefeito Jamilson Carvalho (MDB), o seu vice-prefeito, Regis Nazaré e secretários municipais.

Segundo o MPE-AM, a denúncia aponta que tanto o prefeito, vice e secretários contrataram parentes para prestarem serviços à administração pública no exercício de 2017.

Quem assina o inquérito é a promotora de Justiça, Adriana Monteiro Espinheira.

Leia mais: Prefeito de Anori contrata empresa de informática para copa e cozinha

Para abrir a investigação, ela considerou a Notícia de Fato 202.2020.000024, datada de 17/01/2018, formalizada por Eliane de Catro Linhares Lima, que trata sobre o caso.

“Converter o procedimento acima mencionado em inquérito civil a fim de investigar a suposta prática de nepotismo, tendo em vista a relação de parentesco do prefeito, vice-prefeito e secretários do município de Anori com pessoas que foram diretamente contratadas para prestarem serviços à administração pública no ano de 2017”, diz o documento.

Além de abrir a investigação contra os gestores, a promotora determinou que a Prefeitura de Anori  disponibilize, no prazo de 10 dias úteis, as fichas funcionais e financeiras das pessoas relacionadas na denúncia.

O inquérito com as informações foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do MP, nesta sexta-feira, 26.

Leia mais: Juiza eleitoral barra promoção pessoal do prefeito de Anori

Salários atrasados 

Enquanto o prefeito Jamilson Carvalho é investigado por supostamente empregar familiares em cargos públicos, em agosto de 2019, ele foi obrigada pela Justiça a pagar salários atrasados de servidores municipais. Na ocasião, o município também devia o 13º salário do ano de 2016 aos funcionários.