Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Economia

Políticos discutem plano de defesa do Amazonas contra redução do IPI

Da reunião sairá um comunicado conjunto para o presidente Bolsonaro

Políticos discutem plano de defesa do Amazonas contra redução do IPI

MANAUS, AM – Parlamentares do Amazonas e representantes da indústria se reuniram, a portas fechadas, nesta segunda-feira (28), para criar um plano de defesa para a Zona Franca de Manaus (ZFM), após a publicação do decreto federal que reduz, de forma linear, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25%.

A reunião ocorreu no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Manaus. Entre os presentes estavam: o senador Omar Aziz (PSD), o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PSD), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade), deputados estaduais e vereadores.

Antes da reunião, os parlamentares falaram à imprensa sobre o objetivo da conferência. Omar voltou a lembrar que a redução não seria o primeiro ataque da equipe econômica de Paulo Guedes à ZFM, contudo, “nunca o ataque foi tão feroz dentro do coração total da Zona Franca de Manaus”, afirmou. Ele destacou que o impasse com a redução do imposto já ocorreu outras vezes, com o setor de concentrados, por exemplo.

Saiba mais: Parlamentares do AM ligam para Paulo Guedes e pedem revogação do decreto do IPI

Omar disse que já conversou com Paulo Guedes e o ministro afirma ter duas propostas para apresentar ao Amazonas, mas não informou quais seriam elas. Já a bancada amazonense, por sua vez, pretende levar ao ministro propostas, como a criação de um crédito presumido.

O senador sugeriu ao prefeito de Manaus que seja feita uma carta ao presidente Bolsonaro, em nome dos políticos e da população, pontuando as propostas para o setor industrial e destacando os prejuízos, caso o decreto não seja revisto.

Leia também: Zona Franca de Manaus completa 55 anos em dúvida sobre seu futuro