Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Políticos do Amazonas estão entre os piores do Brasil, diz ranking nacional

O ranking apresenta os senadores Plínio Valério (PSDB), Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) entre os últimos colocados do AM

Políticos do Amazonas estão entre os piores do Brasil, diz ranking nacional

Um ranking nacional mostra os políticos do Amazonas, da Câmara e do Senado Federal, entre os piores do Brasil. A informação foi divulgada pelo site www.politicos.org.br. Os políticos amazonenses aparecem a partir da 134º posição, e vem com o nome do deputado federal eleito, Capitão Alberto Neto (PRB), que conseguiu 30 pontos. Os políticos do Amazonas ficaram de fora, inclusive, do ranking dos 100 primeiros.

O deputado federal Bosco Saraiva (SD) se classifica na 248º posição, seguido pelo deputado federal José Ricardo (PT)  na 272º colocação, ambos conseguiram 30 pontos positivos.

Na sequência, o deputado federal Marcelo Ramos (PR) se classifica na 308º posição, com 30 pontos. Em seguida, os deputados federais Delegado Pablo (PSL) e Sidney Leite (PSD) aparecem nas posições 335º e 360º, respectivamente. 

Os Senadores Plínio Valério (PSDB), Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) aparecem entre os últimos colocados, com 20 pontos, -5 pontos e -1626 pontos negativos, respectivamente.

Pontos

De acordo com o site, os pontos são contados conforme a maneira que o parlamentar se posiciona nas principais votações do Congresso. A pontuação de cada lei pode variar entre -30 e +30 pontos, e é definida pelo Conselho de Avaliação de Leis do próprio site. Leis boas recebem pontuação positiva; leis ruins, pontuação negativa. O valor da lei é somado à pontuação do parlamentar, de acordo com a maneira com que ele votou.

Além disso, a pontuação conta com alguns critérios que são: a presença nas sessões, os privilégios do político, processos judiciais, qualidade legislativa, formação acadêmica e a filiação partidária.

Os Conselheiros, segundo o site, procuram avaliar as leis de acordo com sua relevância, principalmente para combater a corrupção, os privilégios e o desperdício de recursos públicos.

Impacto

O ranking político acontece anualmente e tem o intuito de fazer uma comparação entre os políticos de todo o Brasil. A pesquisa serve para ajudar os cidadãos que querem saber mais sobre o seu candidato ou para acompanhar os trabalhos que os políticos do país estão fazendo.
De acordo com o site, quem estiver interessado, “ao consultar o Ranking dos Políticos, mesmo que não tenha tempo, um eleitor pode votar de modo consciente em poucos minutos e evitar que os maus políticos sejam reeleitos.”