Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Políticos e garimpeiros são presos em operação da PF

Políticos e garimpeiros são presos em operação da PF

Na manhã desta terça-feira, 27, a Polícia Federal de Rondônia deflagrou a operação ‘Lex Talionis’ contra envolvidos no incêndio criminoso em outubro do ano passado. A ação ocorreu no município de Humaitá, localizado a 590 quilômetros de Manaus.

(Foto: Divulgação)

Políticos locais e garimpeiros fizeram parte do crime. Estão sendo cumpridos  28 mandados judiciais expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sendo 15 de busca e apreensão e 13 de prisão temporária.

A Polícia Federal identificou as autoridades políticas e também alguns dos executores. Mais de 100 policiais federais estão envolvidos na operação.

Entenda o caso 

No dia 27 de outubro de 2017, um grupo de garimpeiros incendiou prédios e carros do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), situados em Humaitá.

A ação criminosa ocorreu depois que o Ibama apreendeu e incendiou mais de 70 balsas de garimpeiros nas margens do Rio Madeira.

Operação Lex Talionis

A operação deflagrada hoje, denominada “Lex Talionis”, tem objetivo de prender os envolvidos e coletar provas dos ataques aos órgãos ambientais. Os crimes investigados são associação criminosa e dano qualificado, que preveem penas que somadas podem chegar a seis anos de prisão.

 

Leia mais: 

MPF denuncia 11 pessoas por depredações a prédios públicos em Humaitá