Manaus, 26 de junho de 2024
×
Manaus, 26 de junho de 2024

Cenário

Polo da UEA é instalado na Vila de Novo Remanso, em Itacoatiara

O reitor da UEA, Zogahib, destacou a importância de expandir e incluir cursos da área da saúde nos interiores do Estado.

Polo da UEA é instalado na Vila de Novo Remanso, em Itacoatiara

(Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – O novo polo de estudos da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) implantado na Vila de Novo Remanso, no município de Itacoatiara (a 270 km de Manaus), vai receber a primeira turma presencial já no próximo semestre.

A informação é do reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib, homenageado, nesta terça-feira (14), com a Medalha Ruy Araújo, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Zogahib destacou a importância de expandir e incluir cursos da área da saúde nos interiores do Estado.

O primeiro polo rural da UEA naquele município foi possível após uma propositura do presidente da Comissão de Assuntos Municipais, Desenvolvimento Rural e Regional da Aleam, deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil).

Novo Remanso é conhecida como a “capital do abacaxi”, por ser uma das maiores produtoras do fruto no Amazonas. O deputado está articulando para a possibilitar que a universidade ofereça cursos, incluindo Medicina, nos interiores.

“Estamos em diálogo para levarmos para Itacoatiara, e também para outros interiores, cursos que atendam às demandas locais. Temos uma carência muito grande de médicos em nossa região, e a UEA é responsável pela formação da grande maioria dos profissionais que atuam no interior do estado. Portanto, vamos trabalhar em conjunto com o Ministério da Educação e a UEA para expandir cada vez mais as ofertas de vagas para os cursos de Medicina e outras áreas da Saúde”, frisou.

Homenageado

O reitor da UEA, André Luiz Nunes Zogahib, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Amazonas com a Medalha Ruy Araújo.

Zogahib é graduado em Administração de Empresas, Administração Pública e Direito. Possui especialização, mestrado e doutorado em Administração Pública.

Conforme o autor da homenagem, André tem desempenhado um papel fundamental na luta pela igualdade dos estudantes no ingresso à UEA.

 Thiago Abrahim homenageia reitor da UEA com Medalha Ruy Araújo na Aleam

(Foto: Jhonatan Darth)

Desde o ano passado, temos lutado ao lado da UEA para encontrarmos uma solução sobre a retirada de cotas para os estudantes do Amazonas, após a decisão do STF.

“A lei estabelecia que 80% das vagas eram destinadas aos estudantes daqui e isso caiu.”, destacou o homenageado.

“Fico muito lisonjeado com essa homenagem. É uma grande honraria da Assembleia Legislativa. É a coroação de uma trajetória numa academia, que possibilitou de alguma forma que houvesse esse reconhecimento por parte dos deputados desta legislatura. O sentimento de hoje é de gratidão. A Assembleia tem dialogado muito com a UEA. A gente tem afinado muito esse discurso de interiorização da UEA de forma sinérgica. O projeto de lei que deverá entrar em votação em breve é uma resposta que estamos dando aos nossos estudantes”, disse Zorgahib.

 

É professor do quadro efetivo da UEA. Foi coordenador de cursos de graduação, especialização e mestrado, coordenador dos sistemas de ingresso, Pró-Reitor de Planejamento e Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários.

O reitor André Zogahib participou da elaboração e implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da UEA na condição de docente. Em 2010, como Pró-Reitor de Planejamento, atuou na reestruturação organizacional da universidade. O Projeto de Lei do Executivo n° 116/2011 permitiu a contratação de cerca de 600 professores na época.

Gestor experiente e bem-sucedido, atuou como diretor-presidente da AmazonPrev no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2022, conquistando, por três anos seguidos, o prêmio de melhor Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Brasil, entre todos os estados da federação e Distrito Federal. A AmazonPrev tornou-se referência nacional em gestão previdenciária, em diversas avaliações, como as da Abipem, Aneprem e da Secretaria Nacional de Previdência.

 

LEIA MAIS: