Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Por ser mulher, Alessandra não quer ser vaiada na Aleam

Deputada ficou constrangida ao ser vaiada na Aleam e disparou: 'Não vi nenhum homem ser vaiado'.

Por ser mulher, Alessandra não quer ser vaiada na Aleam

Alessandra Campelo na plenária. Foto: Reprodução

Manaus (AM) – A deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) criticou as vaias recebidas durante uma sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na manhã desta quarta-feira (13). As vaias vieram de policiais militares e bombeiros que estavam presentes na sessão para pressionar os deputados a colocarem uma emenda do deputado comandante Dan Câmara (Podemos), que previa um aumento aos servidores e a data-base, além do chamamento de mais aprovados nos concursos públicos realizados em 2022.

“Essas emendas serão enviadas para o governador, oficialmente, aqui pela assembleia, para que, durante o ano, a gente possa trabalhar para ver uma forma de atender, mesmo que parcialmente isso. E no final, presidente, quero, como servidora pública, reafirmar o meu compromisso com o chamamento…”, disse Alessandra – que foi interrompida pelo presidente da Aleam Roberto Cidade pedindo ordem aos presentes que vaiaram a deputada e pedido acréscimo de tempo a ela.

“Tem gente que gosta de vaiar mulher. Não vi nenhum homem aqui ser vaiado. Mas mulher eles gostam de vaiar!”, disse a deputada diante de uma vaia.

O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), presidente da Aleam, foi vaiado em vários momentos. O deputado Sinésio Campos chegou a pedir a palavra e defendeu Cidade, assim como pediu diálogo.

“Eu não tenho dúvida, mais do que nunca, que as coisas estão fluindo nesta Casa. ‘Uma das mais antigas’ [sic] aqui comigo é o deputado Adjuto Afonso e a deputada Alessandra Campelo. Eu entendo, deputado Roberto Cidade, que vossa excelência, que está no segundo mandato nesta Casa, não deve, em nunca, deve estar tendo sobre os seus ombros, como vossa excelência fosse o responsável de algumas demandas que, na verdade, fogem da alçada deste Poder. Mas que nunca faltou, deputado Roberto Cidade, de estar sempre vigilante, como atalaia, abrindo esta Casa para o debate franco e aberto”, disse Sinésio ao defender Roberto Cidade.

LOA aprovada

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou nesta quarta-feira (13) o Projeto de Lei Orçamentária Anual 2024 (Ploa) após a discussão em plenário. A proposta estima a receita e fixa as despesas do Estado para o próximo ano com previsão de R$ 30,1 bilhões. O projeto teve apenas um voto contrário, o do deputado Wilker Barreto (Cidadania).

 

LEIA MAIS: