Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

PP foi única opção para Guedes após pressão para sair do Podemos

Vereador diz que o jogo político sempre o deixa em desvantagem, citou pernada nas eleições de 2022 e disse que foi obrigado a deixar o Podemos.

PP foi única opção para Guedes após pressão para sair do Podemos

(Fotos: Reprodução/Redes sociais - @rodrigoguedes)

Manaus (AM) – Faltando apenas uma hora para acabar o prazo de filiação para que pudesse permanecer na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Rodrigo Guedes veio a público, neste domingo (7), afirmar que recebeu um ultimato para que deixasse o Podemos. Ele se filiou ao Partido Progressistas (PP).

 

 

Assim, o vereador relata que deveria deixar a legenda até a última sexta-feira (5), quando a janela partidária se encerrava. Ele não explica os motivos detalhadamente, mas deixou claro que recebeu uma pernada do Podemos, que segundo ele, não seria a primeira vez.

Com a ordem de despejo, Rodrigo Guedes conta que buscou se aliar aproximadamente em 15-20 partidos na cidade de Manaus, no entanto, o que conseguiu foi apenas respostas negativas. “Todo partido dizia “não dá, você vai tirar uma vaga de alguém daqui”. Ou seja, tem vaga pra todo mundo, menos pra mim!”.

Mas de acordo com o relato do parlamentar, ao buscar outras alternativas, ele não queria se filiar a partidos que não têm força política atualmente para eleger vereadores para a Câmara Municipal, como o Partido NOVO, por exemplo.

“Outros partidos que eu até poderia filiar provavelmente não vão bater coeficiente eleitoral, ou seja, provavelmente não elegerão ninguém. Alguns outros não têm nada a ver com minha história política”, afirma.

Por não conseguir o apoio de ninguém, o político de primeiro mandato conta que é “frágil politicamente”, uma vez que não tem apadrinhamento de nenhum nome forte na política manauara.

“Não tenho padrinho político, logo, sou frágil politicamente. Meu estilo político incomoda muito. A obrigatoriedade de ser candidato somente se você for filiado a um partido te força a ter que fazer ‘N’ concessões. Sem partido, sequer candidato qualquer pessoa pode ser! Aí você pode ser o melhor político do mundo e vai nem ser candidato ou vai ser cassado pela força do poder e do sistema”, argumenta.

Para lhe trazer alívio, o Partido Progressistas, que está sob novo comando, agora, pois o ex-superintendente na Suframa, Coronel Menezes, é quem está na presidência do diretório em Manaus, o aceitou.

“Aos 49 do segundo tempo, quase com um gol de mão, impedido, o @progressistas me aceitou, o qual agradeço muito! Consegui filiar há 1 hora do prazo final de filiação”.

Oposição

Talvez as respostas negativas para o vereador seja porque ele atue como oposição ao Executivo Municipal na CMM e, dessa forma, se um dos partidos que já lançaram pré-candidatos à Prefeitura de Manaus o aceitasse, ele seria uma “pedra no caminho.”

Mas cabe lembrar que outro vereador, o qual também atua como oposição ao prefeito David Almeida (Avante) na Casa Legislativa, Capitão Carpê, deixou o Republicanos por meio da janelas partidárias e se debandou para o Partido Liberal (PL), que o recebeu muito bem, ao contrário do que aconteceu com Guedes, segundo o seu desabafo.

pp-foi-unica-opcao-para-guedes

(Foto: Reprodução/Redes sociais – @rodrigoguedes)

O Partido Progressistas não tem um representante para disputar a cadeira municipal, mas apoia o deputado estadual Roberto Cidade, pré-candidato do União Brasil (UB).

 

LEIA MAIS: