Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Guedes corre atrás de assinaturas para CPI do Fundeb e vereadores fogem

Ao Portal AM1, Guedes afirmou que tem sido difícil conseguir as assinaturas e só conta com uma até o momento, do vereador Capitão Carpê.

Guedes corre atrás de assinaturas para CPI do Fundeb e vereadores fogem

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Manaus (AM) – O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) está correndo atrás de assinaturas dos colegas do Parlamento municipal para instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito do Fundeb, cujo objetivo é investigar onde está sendo aplicado o recurso público, pois este não foi pago à categoria no final de 2023, como deveria ter sucedido.

Nessa segunda-feira (8), ao Portal AM1, Guedes disse que tem sido difícil conseguir as assinaturas, uma vez que os vereadores estão no recesso parlamentar e a assinatura deve ser física.

Ainda segundo ele, até o momento, só conseguiu uma assinatura, que é do vereador Capitão Carpê (Republicanos), que inclusive, assinou o documento na frente dos professores que participavam de uma pequena manifestação em frente à Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda.

“Como os vereadores estão dispersos, não está tendo um encontro e a assinatura é física. Então, hoje, eu encontrei o Carpê, mas estou à disposição dos demais, inclusive, para levar para eles”, relatou.

Guedes também publicou imagens da manifestação e um texto no qual cobra pelo menos 12 assinaturas dos colegas.

Mas o parlamento está visivelmente dividido entre a base aliada do prefeito David Almeida (Avante) e a oposição, da qual Guedes faz parte. Dessa forma, há suposições nos bastidores de que a CPI do Fundeb não seja aprovada. O próprio vereador, inclusive, afirma que teve gabinete que não quis receber os profissionais da Educação.

“Hoje, o pedido recebeu a primeira assinatura, do @capitaocarpeoficial, fora a minha como autor e agora precisamos de mais 12 assinaturas para instalar a CPI! Vamos cobrar que os vereadores assinem! Compartilhem e cobrem, por favor! Pelo menos, 12 deles! Vamos ver quem está ao lado do povo ou para proteger o Prefeito!”, afirmou Guedes.

 

whatsapp-image-2024-01-08-at-22-46-19

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Recusa

Ainda de acordo com o autor do pedido de instalação da CPI, ao Portal AM1, um dos vereadores se recusou a assinar: Sassá da Construção Civil (PT). Sassá é o único petista no Parlamento municipal e, ao não assinar o pedido, contrariou um dos principais objetivos do partido: defender o direito pela Educação.

Mas à nossa reportagem, por meio de sua assessoria, Sassá deixa claro que falta informações solicitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) à Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o papel que Guedes está pedindo para ser assinado ainda não é oficial, e sim, apenas um requerimento. Ele afirma que nunca se recusou a assinar a lista.

“Esse papel que está rolando por aí ainda não é oficial, é apenas como se fosse um requerimento que saiu do vereador Rodrigo Guedes. E ainda hoje (8/1), o vereador [Sassá] recebeu alguns representantes dos professores, conversou com eles e se comprometeu em lutar por eles”, afirmou.

Apoio

Já Capitão Carpê, ao assinar a lista, logo publicou a notícia em suas redes sociais de que foi o primeiro, depois de Guedes, a assinar o pedido de instalação da CPI do Fundeb. O vereador também participou da manifestação de professores em frente à Câmara.

Apesar de poucos professores no local, os dois parlamentares se comprometeram a lutar pela causa.

Carpê lembra, ainda, que protocolou uma ação no Ministério Público do Amazonas (MPAM), ainda em dezembro do ano passado, para que os mesmos pontos sejam esclarecidos.

“Desde de dezembro, estamos lutando contra essa covardia feita contra os servidores da educação. Vamos investigar e cobrar da Prefeitura que explique o que fez com o dinheiro do Fundeb!”, afirmou.

LEIA MAIS: