Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Coluna AM1

Vereadores de Manaus não demonstram interesse em assinar a CPI do Fundeb

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta segunda-feira (8). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Vereadores de Manaus não demonstram interesse em assinar a CPI do Fundeb

Baixa adesão

O autor do pedido para abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Fundeb, Rodrigo Guedes (Podemos), disse que o vereador Capitão Carpê (Republicanos) foi o único, até agora, a assinar o documento para início à investigação na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Rodrigo diz que está à disposição de todos os vereadores e tem procurado os colegas para que assinem o pedido.

Façam o trabalho de vocês

Os profissionais da educação estão pressionando para que os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovem o pedido da CPI do Fundeb. A categoria pressiona por acreditar que há falta de transparência dos recursos públicos no Executivo municipal. O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) cobrou explicações e a Semed diz ter esclarecido ao órgão com documentos.

Cautela

O presidente da CMM, vereador Caio André (Podemos), afirmou que vai acatar a vontade da maioria dos parlamentares sobre a instalação da CPI. Acontece que a maioria na Casa é da base aliada do prefeito, ou seja, é bem provável que a CPI não passe. Caio André, inclusive, já trabalha com essa previsão ao afirmar que prevalece a vontade da maioria, mas que tudo deve ser analisado com cautela.

Lista negra

Um tipo de “lista negra” já começa a ser formulado pelos profissionais da educação com os nomes de vereadores que rejeitaram o pedido de abertura da CPI do Fundeb. A estratégia dos profissionais da educação é lembrar do nome e da imagem do vereador para que não seja reeleito este ano. O que o professor e o eleitor precisam entender é que o político não costuma trabalhar em prol do cidadão, e sim a favor dos seus próprios objetivos. Não é à toa que eles votam conforme orientação do partido ou de sua base aliada, deixando, assim, de fora os interesses da maioria (o povo).

Petista contrário

Petista de carteirinha, Sassá da Construção Civil se recusou a assinar a proposta, segundo revelou Rodrigo Guedes a esta coluna. É de se estranhar um comportamento desse vindo de um membro da esquerda, principalmente o PT, que tem histórico de valorização da Educação e dos professores em diversas frentes. Sassá é um dos parlamentares que compõe a base aliada do prefeito na CMM.

O povo tem amnésia

Adivinha quem está morrendo de saudades? Quem disse Adail Pinheiro acertou em cheio. O ex-prefeito de Coari está com a pré-campanha a todo vapor nas suas redes sociais e, se depender mais das pesquisas do que da vontade do povo, ele será reeleito. Curioso é que o homem é envolvido em diversas polêmicas com menores de idades e já chegou até a ser condenado e preso, mas, ainda, assim, tem quem bote a mão no fogo por ele. A Justiça, a gente já sabe como é, e o povo parece que tem amnésia, não duvido muito que Adail volte a sentar na cadeira de prefeito da terra do gasoduto.

Ensaio

O deputado estadual Roberto Cidade já começa a ensaiar para 2025, caso seu sonho de ser prefeito de Manaus se realize. Nesta segunda-feira (8), ele assumiu interinamente o Governo do Amazonas. Isso ocorre porque o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), está cumprindo agenda internacional com viagem à China, e o vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), está de férias. Como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), cabe a Roberto Cidade assumir o comando do estado. E já no primeiro dia como governador interino, cumpriu agenda relacionada aos temas de economia criativa, emprego e renda.

Arrependimento

Depois de ter deixado seu vice-prefeito, Marcos Rotta (Sem partido), trabalhando em um “puxadinho” da Prefeitura, sem autonomia de comando e apenas despachando documentos de férias de servidores públicos; o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (sem partido), assumiu pela 1ª vez que errou com Rotta. A declaração foi dada em entrevista à jornalista Rosianne Couto.

Inversão de valores

Arthur diz que seu grande erro na relação com o vice foi ser mais pai do que líder na corrida pelas eleições gerais de 2018, quando deveria ter apoiado o vice na disputa e preferiu lançar o próprio filho, Arthur Bisneto (PSDB), para compor a chapa de vice ao lado de Omar Aziz (PSD). Aquele momento era do Rotta, mas só agora Arthur enxergou e reconhece isso.

Campeões de gastos

Os deputados federais Átila Lins e Sidney Leite, ambos do PSD; Saullo Vianna (União Brasil) e Silas Câmara (Republicanos) são os campeões em gastos, entre os deputados do Amazonas, com locação ou fretamento de aeronaves, passagens e diárias em 2023. Juntos, os quatro parlamentares utilizaram R$ 1.338.861,94 no período.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI