Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Com fusão do Patriota e PTB, PRD passa a ter efetivo direito ao Fundo Partidário

Na CMM, o Partido Renovação Democrática (PRD) tem três vereadores e, na Aleam, um deputado – todos do agora extinto Patriotas.

Com fusão do Patriota e PTB, PRD passa a ter efetivo direito ao Fundo Partidário

(Fotos: Aleam/CMM)

Manaus (AM) – O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta quinta-feira (9), a criação do Partido Renovação Democrática (PRD) — resultado da fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota. Por unanimidade, os ministros seguiram o voto da relatora do pedido das legendas, ministra Cármen Lúcia.

Com a aprovação da fusão do Patriota e do PTB, o novo partido passa a ter efetivo direito a obter verbas do Fundo Partidário pela superação da cláusula de barreira. O cálculo do montante leva em conta a soma dos votos válidos obtidos pelo Patriota e o PTB nas últimas eleições para a Câmara dos Deputados, ocorridas em 2 de outubro de 2022.

Cármen Lúcia registrou que o estatuto, o programa do novo partido e o seu órgão de direção nacional foram aprovados em convenção nacional realizada em 26 de outubro de 2022 e publicados no Diário Oficial da União (DOU) de 9 novembro de 2022.

“Com base no artigo 29 da Lei 9.096 [Lei dos Partidos Políticos], voto pelo deferimento da fusão e da alteração nominal solicitada para que o partido passe a se chamar Partido Renovação Democrática (PRD)”, disse a ministra.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), agora, terá um deputado do PRD — Felipe Souza – do extinto Patriota. Nenhum deputado estadual pertence ao PTB. Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o novo partido terá três vereadores: Dione Carvalho, Ivo Neto e Joelson Silva, todos, agora, ex-Patriota. No Senado e na Câmara dos Deputados, não há parlamentares das duas siglas eleitos pelo Amazonas.

LEIA MAIS: