Manaus, 16 de abril de 2024
×
Manaus, 16 de abril de 2024

Cenário

Pré-candidato à prefeitura, Tuyuka diz que Educação e Saúde são suas prioridades

Segundo o médico, caso seja eleito, colocará no comando das secretarias pessoas competentes para o cargo e não por relação de amizade como na atual gestão municipal.

Pré-candidato à prefeitura, Tuyuka diz que Educação e Saúde são suas prioridades

(Foto: Divulgação/Semcom/Reprodução/Redes sociais- @israeltuyuka)

Manaus (AM) – O pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Israel Tuyuka (PDT), disse nessa segunda-feira (25), ao jornalista Jefferson Coronel, que as áreas da Educação e Saúde são as suas prioridades, caso seja eleito como o novo chefe do Executivo municipal.

Para Tuyuka, o fortalecimento do ensino infantil em Manaus é a construção de escolas de tempo integral, visando ao maior tempo dos alunos dentro das instituições públicas, além de reforçar o ensino bilíngue – projeto que já existe no governo estadual.

“Nosso objetivo é transformar a educação municipal na melhor possível, nosso foco vai ser construir escolas de tempo integral, reforçar o ensino bilíngue. Vamos transformar Manaus numa potência da Educação, porque a educação é fator de desenvolvimento”, explicou o pré-candidato.

Seleção para administração de secretarias

O político afirmou, ainda, que a escolha do seu secretariado para ocupar as pastas da Prefeitura de Manaus será feita de forma selecionada, sem indicações políticas ou por conta de amizades, referindo-se à gestão atual, na qual a irmã do prefeito David Almeida (Avante), Dulce Almeida, é titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e outras secretarias que possuem titulares que têm amizade de longa data com o prefeito.

“Todos os meus secretários vão passar por uma banca e também não vou indicar amigos para ocupar cargo de confiança. Por exemplo, não vou indicar diretores de UBSs só porque ele é médico ou enfermeiro. Preciso de profissionais de qualidade”, criticou Israel.

Tuyuka também afirmou que não pode prometer melhorar tudo o que é necessário de uma só vez, já que quatro anos não são suficiente para isso; mas disse que se esforçará para fazer o possível para melhorar a cidade.

O pré-candidato criticou que, hoje, a Prefeitura de Manaus gasta muito dinheiro com propaganda, e se eleito, vai reduzir radicalmente os investimentos na área de publicidade e direcionará a verba para outras áreas. “Dinheiro tem de sobra, mas é o mal usado [mau uso] que leva ao sofrimento do povo”, explicou Israel.

LEIA MAIS: