Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Praciano tenta jogar água fria na candidatura de Tuyuka no PDT

O ex-vereador Francisco Praciano teria tentado levar o ex-deputado José Ricardo (PT) para formar uma chapa de ex-petistas pelo PDT.

Praciano tenta jogar água fria na candidatura de Tuyuka no PDT

(Foto: Redes Sociais)

Manaus (AM) – Após o nome do médico indígena Israel Tuyuka ser oficializado pelo presidente licenciado do PDT, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que já deu carta-branca para a sigla no Amazonas lançar a candidatura do médico para prefeito em 2024, a oposição tenta se mobilizar nos bastidores para invalidar a possível candidatura.

Nesta semana, o nome do Francisco Praciano (PT) surgiu como um possível concorrente para desbancar Tuyuka do plano de concorrer para a Prefeitura de Manaus. No entanto, Praciano teria tentado levar o ex-deputado José Ricardo (PT) para formar uma chapa de ex-petistas pelo PDT.

Com a recusa do amigo José Ricardo, Praciano disse que mão seguiria o plano de sair do Partido dos Trabalhadores para se filiar ao PDT. Eleito deputado federal por duas vezes, Praciano também foi eleito quatro vezes para vereador e teve a última candidatura finalizada em 2008, na Câmara Municipal de Manaus. Desde então, o petista nunca mais conseguiu se eleger para cargo.

Convite negado

Ao Portal AM1, o ex-deputado federal José Ricardo disse que sempre teve diálogo com os dirigentes do PDT e que chegou a ser convidado, mas não passou de conversa informal.

“Eu sempre tive diálogo, conversas; por exemplo, o Stone, que é dirigente há muitos anos, a gente conversa. No ano passado, com Luiz Castro, a gente teve conversa entre nós, conversas políticas, como sempre, e ele já tinha manifestado: ‘Olha, sai do PT, vem para cá que vai ser muito bem acolhido'”, disse José Ricardo.

Sobre o convite de Praciano, o petista confirmou que havia a proposta. “Ele comentou que o pessoal tenha contatado com ele e tinha essa questão da gente ir para lá, mas da minha parte não passou, além disso. Nunca teve nenhum encaminhamento da minha parte neste sentido.”

Zé Ricardo disse que o interesse, agora, é fortalecer o partido, que tem se demonstrado dividido, entre os petistas “puro-sangue”, que fazem oposição ao governador Wilson Lima (UB) e prefeito David Almeida (Avante) que apoiaram Jair Bolsonaro (PL) para a presidente e os que apoiam o governador e o prefeito.

LEIA MAIS: