Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Revelação em 2022, Tuyuka é pré-candidato a prefeito de Manaus

O médico intensivista Israel Tuyuka concorreu nas eleições de 2022 para governador do Amazonas, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol).

Revelação em 2022, Tuyuka é pré-candidato a prefeito de Manaus

(Foto: PDT/Divulgação)

Manaus (AM) – “Só depende dele e de Deus”, afirmou o secretário-geral do PDT-AM, Stones Machado, sobre a pré-candidatura a prefeito de Manaus do médico intensivista Israel Tuyuka, que concorreu nas eleições de 2022 para governador do Amazonas pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol).

Novato na política, Tuyuka surpreendeu, apesar de ter ficado em sexto lugar na preferência do eleitorado, superando Nair Blair e o ex-vice-governador Henrique Oliveira. O indígena também gerou repercussão nacional ao dizer que iria “invadir Portugal”.

“Se os portugueses invadiram o Brasil e a Amazônia, nós vamos invadir Portugal. Buscar recursos. Nós vamos invadir França, Países Baixos, porque vocês [europeus] vieram até aqui e roubaram as nossas coisas. Ô, europeus! Vou apanhar-vos!”, disse Tuyuka à época.

A boa campanha de Tuyuka agradou à liderança do PDT estadual e nacional, tanto que o presidente licenciado da sigla, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, já deu carta-branca para o PDT-AM lançar a candidatura do médico para prefeito em 2024.

Lupi esteve em Manaus na primeira semana de dezembro para inaugurar o barco do INSS.

O secretário-geral do PDT-AM, Stones Machado, disse ao Portal AM1 que ninguém melhor para tratar as demandas da Manaus que um candidato com raízes amazônicas, médico, sociólogo e professor, como um “projeto alternativo para a cidade.

“Sábado foi ratificada a pré-candidatura de Israel Tuyuka. Depois de tantos desencontros, incriminações, de culpa por tanta gente por não fazer nada pela cidade, brancos, intelectuais, doutores, especialistas em política, pessoas com mandatos, raposas que usam os recursos para se perpetuar no poder, estamos mostrando que queremos uma pessoa que saiu das matas, sabe a triste situação dos que habitam nas beiras dos igarapés e é uma pessoa inteligente e preparada para comandar a cidade”, disse Machado.

Ao Portal AM1, o médico disse que as bandeiras que irá defender durante a campanha, serão divulgadas somente após o partido construir o plano de governo, mas adiantou que educação, saúde, economia; meio ambiente e segurança pública serão prioridade. A confirmação do nome de Tuyuka ocorreu no último sábado (16) na sede do PDT-AM.

LEIA MAIS: