Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

PDT-AM já se movimenta de olho na cadeira de prefeito de Manaus

O indígena Israel Tuyuka, que foi candidato ao governo estadual em 2022, pelo PSOL, Girlândia Batista, que concorreu pelo Avante para deputada estadual e Bibiano Garcia são os nomes cotados pelo PDT.

PDT-AM já se movimenta de olho na cadeira de prefeito de Manaus

(Foto: PDT/Facebook)

Manaus (AM) – A apresentação de um nome para concorrer para prefeito da capital do Amazonas pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) pode ocorrer em breve, mas segundo fontes ligadas ao partido, três nomes estão contados como possíveis candidatos.

A cúpula do partido tem realizado reuniões, em Manaus, a fim de discutir termos relacionados à educação no Amazonas com líderes de movimentos, professores da rede pública, alunos da graduação, apoiadores e convidados.

Na ocasião, o presidente do PDT-AM, Luiz Castro, divulgou um vídeo no qual afirma que o partido quer retomar o protagonismo com as propostas voltadas para a educação.

“O PDT do Amazonas não veio para brincar, mas veio para mostrar que nós podemos e vamos fazer a diferença no nosso Estado e, inclusive, nas próximas eleições”, afirmou.

Em seguida, Castro revelou os possíveis nomes como o do indígena Israel Tuyuka, que foi candidato ao governo estadual em 2022, pelo PSOL, Girlândia Batista, que concorreu pelo Avante para deputada estadual e Bibiano Garcia.

Ao Portal AM1, o secretário-geral do PDT-AM, Stones Machado, ponderou que, apesar de o partido estar em diálogo com a Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PCdoB e PV, o PDT não vai se esquivar de lutar por uma candidatura ao cargo majoritário.

“Isso nós estamos fazendo para não nos excluir de nenhuma discussão”, disse Machado, acrescentando que o PDT está se encorpando com políticos que ganharam protagonismo na campanha eleitoral passada, como o médico intensivista Tuyuka. Novato na política, o indígena obteve 21.229 votos (1,11%).

“Ele [Tuyuka] representa muito mais que uma candidatura. Ele é um símbolo grande que vem aflorando como uma ‘nascida’, de dentro para fora e está muito preparado para isso”, afirmou.

Tuyuka ganhou notoriedade durante a última campanha eleitoral, quando sem ser um nome conhecido, foi a aposta do PSOL para concorrer ao cargo de governador do Amazonas. Ele, inclusive, ficou conhecido nacionalmente ao afirmar que iria invadir Portugal.

“Se os portugueses invadiram o Brasil e a Amazônia, nós vamos invadir Portugal. Buscar recursos. Nós vamos invadir França, Holanda, porque vocês [europeus] vieram até aqui e pegaram as nossas coisas. Ô, europeus! ‘vô’ pegar vocês, hein!”, disse a época.

O fato é que o nome do indígena tem animado o partido com a possibilidade real de ser candidato a prefeito de Manaus nas próximas eleições; porém, a decisão precisa passar pelo aval da direção nacional.

Movimento Negro

O próximo compromisso do PDT-AM será o III Congresso do Movimento Negro no auditório da Escola Normal Superior da UEA com palestras, debates e lançamento de livro, em memória de Abdias Nascimento e Carlos Alberto Cao, baluartes da luta contra racismo no Brasil. O evento será no primeiro sábado de dezembro (2), a partir das 8h, no auditório da UEA, na Djalma Batista.

Sob a coordenação da Secretária Girlândia Batista, do Movimento Negro do Partido Trabalhista, o congresso terá a participação do escritor e militante, Ivaldo Paixão, Presidente Nacional do Movimento Negro do PDT, e os guerreiros do Quilombo da Esperança, o professor Otávio Rios (UEA) e demais militante da luta contra o racismo no Amazonas.

No Domingo (3), na Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, às 9h30, haverá a palestra do Presidente do Movimento Negro Nacional do PDT, Ivaldo Paixão, com a participação do líder do partido na Câmara, vereador Odimar Cipriano.

LEIA MAIS: