Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Israel Tuyuka avalia se permanece no PSOL, pelo qual concorreu ao governo do AM

Tuyuka avaliou se modelo de educação indígena, criada na década de 90, é realmente eficiente

Israel Tuyuka avalia se permanece no PSOL, pelo qual concorreu ao governo do AM

(Foto: Del Lima/Portal AM1)

MANAUS – Israel Fontes Dutra, mais conhecido como Israel Tuyuka, é médico e foi candidato ao governo do Amazonas nas eleições de 2022. Em entrevista ao Portal AM1, o médico disse que analisa a permanência no PSOL, partido em que conquistou 21.229 votos válidos (1,11%) ao governo do Estado.

Tuyuka disse que a permanência irá depender da conversa que terá com a legenda. “Essa é uma questões que eu preciso conversar com o partido, então é o momento que eu preciso avaliar se valeu a pena a minha participação como candidato ao governo do estado do Amazonas, se eu me enquadro dentro dos ideais do partido], porque eles têm uma ideologia própria”, disse.

Antes de ser candidato ao governo do estado pelo PSOL, Israel foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). O ex-petista se filiou ao PSOL em abril de 2022.

Com relação a racha que teve no ano passado, pouco antes do primeiro turno das eleições, Tuyuka disse que “para a candidatura, isso foi solucionado. Isso está na mão da direção nacional agora, já não depende mais do diretório estadual”.

A confusão que aconteceu em julho de 2022 com filiados do Psol-AM para a escolha do pré-candidato ao governo do estado, se deu por conta de uma advogada que iria concorrer ao mesmo cargo, porém não estava inscrita como candidata, somente dois nomes, Marcelo Amil e Hebert Amazonas. Foi quando começou a discussão e até mesmo briga corporal.

Educação indígena

Já na educação indígena, Tuyuka disse que se questiona se o modelo de escola para os indígenas, criada na década de 90 por alguns indígenas que vieram de São Gabriel da Cachoeira para Manaus, se a educação funcionaria.

“Para onde eles [os alunos] estão indo? valeu a pena esse modelo ou precisa reavaliar? para que esse modelo se adeque ao mundo de hoje?”, disse Israel por conta dos resultados e problemas que os indígenas vêm sofrendo.

Biografia

Tuyuka é natural de São Gabriel da Cachoeira (a km de Manaus), no interior do Estado, de 49 anos, casado e tem dois filhos. É indígena da etnia Tuyuka e atualmente filiado ao Psol (Partido Socialismo e Liberdade). Ano passado, candidatou-se ao governo do Amazonas com o vice Antonio Raimundo Dias Barbosa.

Atualmente, exerce sua profissão como médico no Hospital Delphina – Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz. Porém, segundo Israel visitou várias comunidades indígenas, quando foi a vários municípios do Estado para cuidar de famílias que estavam bastantes doentes devido à pandemia da Covid-19 que o mundo passava.

LEIA MAIS: