Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Pré-candidatos a prefeito de Manaus buscaram nome ligado a Amazonino para vice

O ex-candidato a vice-governador do Amazonas na chapa encabeçada por Amazonino Mendes, em 2022, afirma ter sido procurado por nomes que desejam comandar a Prefeitura de Manaus. No entanto, diz ter recusado os convites.

Pré-candidatos a prefeito de Manaus buscaram nome ligado a Amazonino para vice

Humberto Michiles foi candidato a vice-governador nas Eleições de 2022 no Amazonas (Foto: Clóvis Miranda/Divulgação)

Manaus (AM) – Sem revelar nomes, o ex-deputado federal Humberto Michiles (PSDB), que foi candidato a vice-governador do Amazonas em 2022, afirma ter sido sondado sobre a possibilidade de ser candidato a vice-prefeito de Manaus. A entrevista com exclusividade ao Portal AM1 ocorreu nessa terça-feira (9).

Beto Michiles, como é carinhosamente chamado pelos mais íntimos, disse que não tem intenção de se envolver com política neste período, e o motivo é que decidiu passar um tempo com a mãe, que está com 94 anos e mora em Brasília.

“Quero aproveitar para ficar um tempo mais junto de minha mãe. Ela precisou de cuidados médicos devido a um coágulo nos pulmões. Já está bem, mas fez eu parar para pensar que o tempo passa rápido e eu preciso aproveitar para ficar mais pertinho dela”, explicou.

É preciso analisar

Para Humberto Michiles, todos os nomes que estão se apresentando como pré-candidatos já possuem alguma experiência política. Sendo assim, ele sugere que o eleitor tenha compromisso com a própria escolha e verifique se o político é uma pessoa bem intencionada, se tem princípios éticos, e se vai ter compromisso com a transparência.

“A população tem direito de saber como está sendo gasto aquele recurso que é retirado do bolso do próprio trabalhador, pois o dinheiro é dos impostos”, pontua o ex-deputado federal.

Desafios

Beto Michiles ainda destaca que, seja qual for o próximo gestor, esse vai enfrentar problemas seríssimos e cabe à população cobrar esse compromisso. “O prefeito vai enfrentar desafios. A gestão precisa ser de médio e longo prazo, não somente dos casos do dia a dia”, alerta.

Polarização

Michiles ainda disse que não há como negar a polarização existente entre os partidos de direita e esquerda, que é caracterizada pelas duas maiores lideranças políticas atuais, de um lado o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do outro o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

Para ele, o Brasil, que não tinha representatividade pela direita, foi “captado” por essa ala mais conservadora e por Bolsonaro.

“Bolsonaro, de certa forma, capitalizou essa ala mais conservadora e que não se sente representada pela esquerda, essa ala também chamada progressistas. E eu acredito que isso tem um peso, principalmente, aqui na capital do Amazonas”.

Apoio de Bolsonaro e Lula deve movimentar eleição em Manaus

O ex-candidato a vice-governador na chapa encabeça por Amazonino Mendes (in memoriam) frisa que a realidade política não é desconhecida, pois há pesquisas que indicam que a inclinação por Bolsonaro tem um peso maior aqui na cidade de Manaus, no que se refere ao apoio a Lula. No entanto, ele observa que não “se pode esquecer o apoio da força da máquina do governo federal”.

Na avaliação dele, há eleitores para os dois representantes. Eleitores de direita vão concentrar voto no deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), pré-candidato a prefeito de Manaus – indicado por Bolsonaro. Mas, por outro lado, tem o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), que conta com a indicação do presidente Lula para ser prefeito da capital amazonense.

Ele destaca que Marcelo Ramos foi vice-presidente da Câmara dos Deputados logo num primeiro mandato, “e isso não é pouca coisa”, uma vez que o ex-parlamentar conquistou um bom relacionamento com a direção do Partido dos Trabalhadores, o PT, e, com isso, também ganhou a simpatia da militância de esquerda. Além de ser uma pessoa muito influente, e que, segundo Michiles, “está preparada” e vai “dar uma apimentada nessas eleições”.

 

LEIA MAIS: