Manaus, 3 de dezembro de 2024
×
Manaus, 3 de dezembro de 2024

Cenário

Prefeito Anderson Sousa não vai disputar cargo político em 2026

Para o prefeito, o foco é a campanha do atual senador Omar Aziz (PSD) para o Governo do Amazonas.

Prefeito Anderson Sousa não vai disputar cargo político em 2026

Prefeito Anderson Sousa não vai disputar eleições em 2026 - Foto: (Antônio Mendes/Portal AM1)

Brasília (DF) – O prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa (União Brasil), confidenciou ao Portal AM1 que não deve disputar nenhum cargo político durante as eleições de 2026.

Com mais de 40 anos na carreira política, Sousa afirmou que não existe uma pretensão para as próximas eleições, e que o foco é a campanha do atual senador Omar Aziz (PSD) para o governo do Amazonas.

“Nós não temos interesse nenhum em participar da eleição, eu devo ajudar a campanha do senador Omar, que vai ser candidato a governador, isso é um ponto que todos os prefeitos têm interesse, porque o Omar cuida com responsabilidade do interior”, disse o prefeito.

Sousa pontuou que deve atuar na coordenação da campanha do parlamentar, articulando com prefeitos para tornar Omar Aziz o novo governador do estado.

O prefeito preside a Associação Amazonense de Municípios (AAM), e participou em Brasília, do encontro dos novos gestores promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Durante os dois dias de evento, o prefeito pontuou como a iniciativa da CNM em convidar os novos prefeitos eleitos pelos amazonenses para partilhar conhecimento e iniciativas do governo federal que podem ser implementadas nos municípios foi importante.

“Os municípios poderão refazer a pactuação de obras inacabadas, recebemos todas as orientações para que as regiões aumentem a arrecadação na saúde, por meio da implantação de um sistema, em seus hospitais e unidades básicas de saúde”, pontou Sousa.

Eleição para presidência da AAM

No dia 12 de dezembro, está agendada a eleição para a presidência da Associação, e o prefeito quer se manter no cargo durante os próximos dois anos.

Conforme o estatuto da instituição, é permitida a participação, visto que Sousa não exerce outro cargo destoante do que é realizado na entidade.

Segundo o presidente, sua gestão foi bem-sucedida, um dos exemplos compartilhados com o Portal AM1 foi o aumento no Financiamento da Média e Alta Complexidade (MAC) em 2023, no qual, antes, o recurso era distribuído desigualmente pelo estado; 75% permanecia com o Estado e 25% era para o interior. Com a nova modalidade, a capital paulista, que não recebeu o recurso, pôde ser contemplada com 9% do montante.

 

 

“Os nossos prefeitos eles têm, realmente, gostado da maneira em que administramos (…) esta é a terceira vez que estou presidente da unidade e vou concorrer para continuar levando aos meus colegas prefeitos todo o apoio e a nossa experiência de 42 anos de vida pública.”

Sousa atuou como vice-presidente durante a gestão do atual deputado federal Sidney Leite entre 2003-2005, no ano seguinte, assumiu a associação por três anos seguidos.

Caso vença em dezembro, este será seu quarto mandato à frente da instituição.

 

LEIA MAIS: