Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Prefeitura amplia para 140 o número de postos de vacinação

O prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que duas Unidades Móveis de Saúde sejam usadas para intensificar a imunização em áreas estratégicas

Prefeitura amplia para 140 o número de postos de vacinação

Foto: Altemar Alcântara / Semcom

A Prefeitura de Manaus ampliou nesta segunda-feira, 08, de 112 para 140, o número de postos para a imunização de rotina (adultos e crianças) e para as ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

A lista com o endereço dos  postos de vacinação pode ser acessada no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br).

Além disso, o prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que duas Unidades Móveis de Saúde sejam usadas para intensificar a imunização em áreas estratégicas, levando ainda consultas médicas, de enfermagem, odontológica e dispensação de medicamentos.

Influenza

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada no dia 23 de março em Manaus, segue até o dia 30 de junho com o objetivo de atender grupos considerados prioritários, o que envolve pessoas com maior risco para desenvolver complicações graves pelo vírus da influenza.

Fazem parte do público-alvo da campanha contra a influenza: crianças com idade de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; idosos a partir de 60 anos, que foram imunizados nas residências e por meio da estratégia de drive-thru; pessoas com deficiência; gestantes; mães no pós-parto até 45 dias (puérperas); trabalhadores da saúde; professores; pessoas de 55 a 59 anos de idade; trabalhadores de transporte coletivo; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; profissionais das forças de segurança e salvamento na ativa; e caminhoneiros.

Vacinação dos professores

Os professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) têm até o final deste mês para garantir a vacinação contra a influenza.

A terceira fase da campanha desse público-alvo iniciou no dia 18 de maio e encerrou na última sexta-feira, 5, mas foi prorrogada até dia 30 de junho, para atender a todos os educadores que ainda não conseguiram se vacinar.

Conforme dados da Semed, já foram vacinados 5.580 profissionais.

A programação é realizada em unidades da Semsa, em escolas municipais e nas Divisões Distritais Zonais (DDZs), que elaboram um calendário específico para atender os educadores da rede municipal.

A programação das DDZs para o atendimento aos professores, com exceção da rural, que ainda vai definir o dia e horário, acontece conforme a tabela em anexo.

(*) Com informações da assessoria