Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Há três meses, prefeitura ignora moradores no bairro Cidade de Deus: ‘nos sentimos desprezados’

Moradores da rua São Bento já solicitaram serviços da Prefeitura de Manaus, mas até o momento, os problemas não foram atendidos

Há três meses, prefeitura ignora moradores no bairro Cidade de Deus: ‘nos sentimos desprezados’

Foto: Antônio Mendes / Portal AM1

Manaus, AM – A longa espera pelos serviços da Prefeitura de Manaus está fazendo os moradores da Rua São Bento, bairro Cidade de Deus, na zona norte, perderem as esperanças. De acordo com os moradores, o local está há anos sem receber ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e, com mais um período de chuva na capital, a situação vai se agravando.

Pela segunda vez, a equipe de reportagem do Portal Amazonas 1 esteve no local, nesta quarta-feira (10), para atender a denúncia dos moradores. Em agosto, a equipe entrou em contato com a Seminf para informar ao órgão sobre os problemas na rua, para que, dessa forma, fossem solucionados.

Na época, a Seminf afirmou que enviaria um engenheiro no local para a equipe técnica verificar a situação e providenciar obras com urgência. Três meses depois, a situação continua a mesma e ainda assim conseguiu piorar. A rua possui diversos buracos e as partes não asfaltadas estão no barro.

Leia mais: Prefeitura asfalta ruas pela metade no Santo Antônio e população reclama

Foto: Antônio Mendes / Portal AM1

A condição da rua faz com que moradores não recebam serviços de transporte coletivo e também da coleta de lixo, uma vez que os veículos têm dificuldades para passar no local. Inclusive, a equipe de reportagem precisou estacionar o veículo no início da rua, pois o restante do local não possui asfaltamento adequado – o que pode causar riscos ao motorista, passageiros e também aos pedestres.

Morador da rua há 15 anos, Antônio Ribeiro afirmou que a situação do local já causou acidentes, com carros que tentaram trafegar até o fim da rua. “A situação fica triste, não pode moto descer, não podemos descer também porque escorregamos. A senhora vir com criança do lado é arriscado escorregar com o filho, já caiu carro lá embaixo”, contou.

Leia mais: Absurdo: roda se desprende de ônibus em movimento em Manaus

Por conta do problema não solucionado pela Prefeitura de Manaus, os moradores precisam encontrar outros métodos para descartar o lixo. “Nos sentimos desprezados. Parece que não temos um prefeito que tenha misericórdia da nação mais carente, os bairros que são carentes não querem arrumar”, desabafou.

Esquecidos pela prefeitura

A dona Regina Andrade, que mora na rua há seis anos, explicou que os moradores já acionaram os órgãos responsáveis para resolver o problema, mas nada foi feito por eles. “O que estamos clamando para as autoridades é que venham fazer o asfaltamento da rua”, destacou.

A moradora explicou que, cansados da situação, os moradores se reuniram e tentaram solucionar os problemas tapando os buracos e a parte em que falta asfalto com cimento. Apesar da tentativa, o material não é adequado para asfaltamento e pode não durar por muito tempo.

Regina ainda revelou que os moradores da rua não têm saneamento básico e, novamente, entraram em contato com os órgãos, que foram ao bairro para verificar o problema, mas ignoraram a solicitação dos moradores. “Não estamos pedindo favor, é só nosso direito, pagamos IPTU!”, disse.

Leia mais: Vídeo: criminosos armados ameaçam matar passageiros no 640: ‘a bala vai cantar’

Foto: Antônio Mendes / Portal AM1

Mesmo morando pouco tempo na rua, Regina contou que outros moradores já relatavam os problemas há 20 anos. De gestão para gestão, os moradores da Rua São Bento são esquecidos e ignorados pelos órgãos municipais. “Todas as vezes eles falam que vão mandar uma equipe, mas só fazem bater as fotos e nunca vem o serviço”, comentou.

A moradora também ressaltou que ela e os vizinhos recorrem para emissoras de televisão, rádio e portais de notícias na tentativa de serem notados pela Prefeitura de Manaus. “Estamos cansados, outras equipes de emissoras já vieram e é a mesma coisa. Não podemos perder as esperanças, mas está difícil confiar”, desabafou.

Prioridades

Enquanto os moradores da Rua São Bento e de outros bairros de Manaus sofrem com a péssima qualidade de infraestrutura e saneamento básico, a preocupação do prefeito David Almeida é outra. A autoridade municipal visa um Natal cheio de cores e muitas luzes na cidade, mas fecha os olhos para os reais problemas da população.

Calçadas são maquiadas com o design da prefeitura, ônibus recebem iluminação de LED quando precisam ser reformados, eventos são financiados pela prefeitura, com direito a show pirotécnico. A lista de prioridades do prefeito David Almeida é extensa, mas os bairros periféricos não se encaixam na tabela.

Leia mais: Sem gestão, sistema de transporte público volta a paralisar e leva caos a Manaus

O Portal Amazonas 1 entrou em contato com a Seminf para, mais uma vez, denunciar as condições da rua. A secretaria afirmou que trabalha com um cronograma de serviços, e a rua São Bento já está na programação para receber as revitalização.

A Seminf ainda destacou que “em meio as programações, surgem os serviços emergenciais, que são serviços que não  podem esperar, como é o caso das drenagens rompidas e grandes erosões por apresentar riscos a população e esses são priorizadas”.

O órgão ainda afirmou que o bairro Cidade de Deus, já recebeu obras de revitalização e iluminação pública em várias ruas e será beneficiado ainda mais com o novo programa da prefeitura, o qual será anunciado nos próximos dias.

Veja a reportagem: facebook.com.br/portalamazonas1

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter