Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Presença de Carlos Almeida no PT gera desconforto entre filiados de esquerda

A filiação do ex-vice-governador, que está de olho nas Eleições de 2024, vem causando um desconforto entre os membros da sigla no Amazonas.

Presença de Carlos Almeida no PT gera desconforto entre filiados de esquerda

Zé Ricardo ao lado de Carlos Almeida em encontro nesta sexta-feira (30) (Foto: Divulgação/Redes sociais)

Manaus (AM) – A filiação do ex-vice-governador, o defensor público Carlos Almeida, no Partido dos Trabalhadores (PT) vem causando um desconforto entre os membros da sigla no Amazonas.

Isso porque a troca do PSDB pelo PT seria uma estratégia de Carlos Almeida para participar da disputa pela Prefeitura de Manaus nas Eleições de 2024.

Entretanto, o PT já teria possíveis nomes para o pleito: o ex-deputado federal Zé Ricardo, Anne Moura, Luiz Borges, o vereador Sassá da Construção Civil e o próprio presidente estadual da sigla, Sinésio Campos.

Inclusive, assim que foi divulgada a informação sobre a filiação de Carlos Almeida ao partido da esquerda, Sinésio Campos chegou a negar o fato ao Portal AM1.

Porém, o ex-vice-governador tratou sobre a filiação direto por Brasília, em uma reunião com a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, na última quarta-feira (21).

Assim como Carlos Almeida recebeu o aval de Gleisi Hoffmann para se filiar ao partido, Anne Moura, que é secretária Nacional de Mulheres do PT, também recebeu as bênçãos da presidente do PT, que já afirmou depositar confiança total em Anne para a disputa pela Prefeitura de Manaus.

Nesta sexta-feira (30), Carlos Almeida publicou uma foto almoçando com Zé Ricardo, durante o 4º Workshop Pesquisa e Agricultura Familiar da Embrapa. “Teve feijoada, comunidades, música, tecnologia e cultura! Abraço aos amigos”, escreveu Carlos Almeida na legenda.

Zé Ricardo é um dos nomes fortes da esquerda para a disputa. Em 2020, ele foi o terceiro mais votado na eleição para prefeito de Manaus, quando obteve 139.846 votos – o que representou 14,28% dos votos válidos no pleito. Essa foi a segunda vez que ele disputou o cargo. A primeira foi em 2016.

Em 2018, Zé foi o mais votado entre os oito eleitos para a Câmara dos Deputados, com 197.270 votos. Entretanto, em 2022, esse número caiu e ele alcançou apenas 89.017 votos e não se reelegeu.

Carlos Almeida foi eleito vice-governador, em 2018, na chapa de Wilson Lima, mas a participação dele foi bastante conturbada e a relação foi rachada em 2020.

No começo deste ano, Carlos Almeida anunciou a volta ao posto de defensor público.

Agora, a Prefeitura de Manaus seria uma chance de o defensor público voltar ao cenário político.

LEIA MAIS: