Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Política

Presidente do Senado confirma indicação de Cristiano Zanin ao STF

Nome foi escolhido pelo presidente Lula para ocupar a vaga.

Presidente do Senado confirma indicação de Cristiano Zanin ao STF

Pacheco disse que a indicação deverá chegar ao Senado hoje por meio de mensagem presidencial. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Brasília (DF) – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou, em entrevista nesta quinta-feira (1º), que o advogado Cristiano Zanin será indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Pacheco disse, ainda, que se encontrou com Zanin na quarta-feira (31) e que a indicação deverá chegar ao Senado nesta quinta por meio de mensagem presidencial.

Pacheco explicou que a mensagem com a indicação será encaminhada à CCJ, onde Zanin será sabatinado. Em seguida, o Plenário do Senado irá votar a indicação, possivelmente depois do feriado de Corpus Christi, em 8 de junho.

O presidente do Senado avaliou positivamente a indicação de Zanin, e apontou desafios que o advogado deverá enfrentar para conquistar o apoio dos senadores. “Ele [Zanin] está animado, otimista, obviamente visitará os senadores para se apresentar, falar de seu passado, de seu perfil, dentro da normalidade de toda e qualquer indicação”, afirmou.

O indicado defendeu Lula durante os processos no âmbito da operação Lava Jato. Além disso, Zanin é casado com a afilhada de Lula, Valeska Zanin, que mantém uma relação com o mandatário há décadas.

Críticos da indicação afirmam que Lula busca favorecer aliados em decisões da Corte, a exemplo da estratégia do ex-presidente Jair Bolsonaro, que indicou André Mendonça e Kássio Nunes Marques para o cargo.

Fonte: Agência Senado Notícias

LEIA MAIS: